Novo VW Jetta GLI já roda no Brasil e terá ajustes para fazer mais barulho
Enquanto lojistas queimam estoque da linha atual, novo Volkswagen Jetta GLI já é testado com tratamento acústico especial
É uma questão de tempo para que o novo Volkswagen Jetta chegue às concessionárias brasileiras. O sedã reestilizado já passa por testes no país e teve sua versão esportiva GLI flagrada pela equipe de QUATRO RODAS, comprovando o estágio avançado de seu plano de desembarque.
Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
Ainda que emblemas e designações de versões tenham sido retiradas pela VW, marcações próximas à coluna indicam que a única versão do sedã à venda no país receberá uma revitalização de meia-vida.
Fontes ouvidas por QUATRO RODAS afirmaram que há espécie de “queima de estoque” das unidades do Volkswagen Jetta 2021. Com a fila de espera zerada em diversas localidades, o modelo de R$ 202.550 tem excedente importado do México, com a pronta-entrega sendo usada como argumento pelos vendedores.
Apesar disso, não espere ver o novo Jetta à venda nos próximos meses. Isso porque, dada a crise de matérias-primas na indústria global, a estratégia da fabricante deverá consistir em lançá-lo no final do ano, em clima mais ameno
Mudanças estéticas
Sempre comedida em suas mudanças, a Volkswagen não fugiu do script e atualizou com leveza o Jetta. Na traseira, por exemplo, a principal mudança está no para-choques, difusores e escapes, ligeiramente maiores e com novas ponteiras.
Segundo a Volkswagen, os dutos foram redesenhados para que o sedã faça ainda mais barulho com seu 2.0 de 230 cv, que seguirá unido ao câmbio automático Tiptronic de seis marchas. O som amplificado é fruto de “partes mecânicas aprimoradas, sem barulho falso”, disse Hein Schafer, executivo da VW dos Estados Unidos, e isso inclusive pode representar problemas à homologação do Jetta.
Na frente o visual muda mais. Os faróis ganharam DRLs no contorno dos nichos e nova grade — em forma de colmeia e com tira de leds que iluminam a entrada de ar (como no Taos). O para-choques dianteiro do novo Jetta GLI é bem curvilíneo, com decoração extra na cor da carroceria.
Por dentro, o novo Jetta brasileiro manterá o seu arranjo geral. Novos bancos com tom-sobre-tom e decorações esportivas em conformidade com a linha GLI, porém, são mudanças que se somarão a itens de automação veicular.
Previsto para chegar às lojas do Brasil no final do ano que vem, o Volkswagen Jetta GLI 2022 também contará com acesso à internet.