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Novo Toyota Corolla híbrido terá motor mais eficiente e autonomia de 2.100 km

Com a possível chegada da 13ª geração do Corolla, a Toyota prepara uma grande atualização, sendo visual e também mecânica

Por Lucas Parente
24 jul 2024, 14h54
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 (Reprodução/Internet)
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Faz seis anos que a atual geração do Toyota Corolla está em produção no Brasil. Já está no final do seu ciclo de vida e o lançamento da próxima geração está previsto para 2026. Uma das principais novidades será uma inédita versão híbrida plug-in que poderá entregar até 2.100 km de autonomia para enfrentar rivais chineses.

De acordo com o site chinês Best Car, a 13ª geração do Toyota Corolla estará muito focado em melhorar sua eficiência, seja com um bom trabalho na sua aerodinâmica, seja com o uso de motores a combustão de nova geração. E isso se estenderá a todas as opções de carroceria: hatch, sedã, perua e, posteriormente, à nova geração do SUV Corolla Cross.

Segundo a publicação, o novo Corolla se valerá da sua altura baixa para melhorar sua aerodinâmica, de forma a reduzir o seu consumo de gasolina. Os novos motores também proporcionarão melhoras no aspecto aerodinâmico devido à premissa de ter um bloco menor.

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(Reprodução/Internet)

A publicação também sinaliza que a nova geração do Prius servirá como inspiração para o visual do novo Corolla, principalmente nas entradas de ar dianteiras.

No Japão, as versões de entrada do Corolla terão motor quatro cilindros 1.5 aspirado com 130 cv e 15 kgfm. Esse motor também será usado para o sistema híbrido (HEV), mas disponibilizado ao carro 100 cv e 13 kgfm. Ainda não se sabe qual será a potência do motor elétrico a ser combinado a ele.

Para completar a linha, também existirá uma variante 1.5 turbo com 180 cv e 23 kgfm, que substituirá o 2.5 aspirado usado pela Toyota em diversos carros híbridos, como o RAV4. E, pela primeira vez, o Corolla terá um sistema híbrido plug-in, trazendo lições aprendidas com o Prius Prime.

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Motor Toyota
Protótipo do novo motor 1.5 da Toyota (Divulgação/Toyota)

A principal meta dos engenheiros da Toyota é usar a eficiência energética para enfrentar os chineses. Recentemente a BYD anunciou que seu sistema híbrido plug-in é capaz de ter uma eficiência térmica de 46,06%, o que ajuda os carros a passar dos 2.000 km de autonomia com um tanque. Em contraponto, o motor mais atual da Toyota é capaz de alcançar “apenas” 41% de eficiência.

Há pouco tempo, a Toyota falou um pouco mais sobre o desenvolvimento de sua nova linha de motores. Além da substituição do motor 2.5 aspirado pelo 1.5 turbo, que promete redução de consumo em até 30%, a marca também está desenvolvendo um 2.0 turbo para substituir o atual 2.4 turbo. A fabricante afirmou que o propulsor será menor e com um curso de pistão mais curto, o que permitirá aos veículos um capô mais baixo, melhorando a aerodinâmica dos seus carros.

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Caso o novo Toyota Corolla siga o planejado e estreie no Japão em 2026, devemos esperar a nova geração por aqui em 2027. Como a fábrica de Indaiatuba (SP) será fechada, a empresa passará a produzir o Corolla em Sorocaba (SP), onde também são feitos o Corolla Cross, os Yaris Hatch e Sedan e, em breve, o Yaris Cross.

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