Novo SUV da Renault terá motor 1.3 turbo de 163 cv e estreia no 2º semestre
Futuro rival do Jeep Compass e Toyota Corolla Cross segue em testes no Brasil antes de ser produzido no Paraná

O próximo lançamento da Renault segue em testes no Brasil e está cada vez mais comum nas ruas. Conhecido como Projeto R1312, o novo SUV médio da marca francesa, que poderá ser lançado como Renault Boreal, foi visto por QUATRO RODAS na Rodovia dos Bandeirantes (SP), deixando claro que sua carroceria será inspirada no europeu Dacia Bigster.
Avistamos o protótipo parado em um posto, debaixo de muita chuva e com uma camuflagem mais leve, mostrando as formas da carroceria. O novo utilitário da Renault mostra um porte bem próximo do Jeep Compass, seu principal oponente, inclusive pelo formato da traseira.

A Renault afirmou recentemente que o Bigster não seria lançado no Brasil e isto tem um motivo. A marca adotará uma estratégia semelhante à usada com o Kardian, que foi baseado na nova geração do Sandero Stepway e recebeu modificações o suficiente para tornar-se outro carro.
Mesmo com os adesivos, podemos ver que a grade terá um formato mais familiar, bem parecida com a do Kardian, ao invés de usar uma entrada de ar bem larga posicionada no para-choque como no Bigster. Também não terá os faróis do Dacia, usando um conjunto maior. Podemos notar os faróis de led, estes inspirados na Niagara Concept, a futura picape da marca.

Do outro lado, as lanternas também são bem diferentes, sem o formato de seta do Bigster na direção da porta traseira. A camuflagem sugere que serão triangulares e também utilizando faróis de led.
Ainda não vimos nenhum flagra do interior, mas a lógica nos diz que deve seguir o Bigster, com suas devidas nacionalizações, compartilhando algumas peças com o Kardian. Espere pela mesma central multimídia, painel de instrumentos digital (as duas telas serão atualizadas no Kardian) e o seletor de marcha do tipo joystick.
QUATRO RODAS obteve informações de que terá três versões, todas com quadro de instrumentos digital, multimídia e um pacote ADAS bem completo, com piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa.

Por seu tamanho, o futuro SUV da Renault terá apenas o motor 1.3 turbo flex, agora produzido em São José dos Pinhais (PR). O propulsor foi reajustado para atender ao Proconve L8 e isso fez com que perdesse potência e torque, agora entregando 163 cv e 25,5 kgfm, ao invés dos 167 cv (170 cv com etanol) e 27,5 kgfm anteriores, de acordo com a sua fabricante, a Horse.
Deverá ser o primeiro carro eletrificado produzido pela Renault no Brasil, adotando um sistema híbrido leve de 48V, combinado a um câmbio de dupla embreagem. Em um segundo momento, ganhará uma versão híbrida plug-in e com tração integral, adicionando um motor elétrico no eixo traseiro.
Seu lançamento é esperado para o começo do segundo semestre deste ano, com preço por volta de R$ 200.000. Como adiantado por QUATRO RODAS, um dos possíveis nomes para o novo modelo é Boreal, porém o nome definitivo ainda não foi decidido pela fabricante.