Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Novo Nissan Sentra 2023 chega em março para ocupar o espaço do Honda Civic

Sedã médio chega para ocupar lacuna deixada pelo Honda Civic, na briga com o Toyota Corolla – mas sem versão híbrida

Por Eduardo Passos
28 jan 2023, 07h26
Sentra
Suspensão traseira independente trará mais conforto aos ocupantes (Alejandro Cortina/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Sucesso estético na opinião do leitor de QUATRO RODAS, o novo Nissan Sentra será lançado no Brasil  em breve. Mais precisamente no dia 15 de março. Mas detalhes sobre o modelo a ser vendido no mercado nacional são conhecidos.

O Nissan Sentra Exclusive, versão topo de linha do sedã médio, terá preço de R$ 179.890, adiantam informações às quais QUATRO RODAS teve acesso.

 

O novo Sentra chega com apenas uma configuração de motor 2.0 aspirado com injeção direta, com 151 cv de potência e 20 kgfm de torque, com variação da abertura das válvulas através do variador de fase e transmissão CVT. Surpreendentemente, não haverá opção flex, uma vez que a Nissan considerou não valer a pena os custos para uma eventual conversão.

Sentra
Ideia da Nissan é parear preços de suas versões com as equivalentes do Corolla (Alejandro Cortina/Quatro Rodas)

 

Ainda assim, o rival com mecânica mais próxima dele é justamente o líder de vendas entre os sedãs médios, o Toyota Corolla. Este usa um motor 2.0 aspirado com injeção direta e indireta que gera até 177 cv e 21,6 kgfm. Seu câmbio CVT tem 10 marchas, sendo a primeira real e as outras nove simuladas.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Com preço da versão básica Sense partindo de R$ 143.490, o novo Sentra 2023 terá, em toda a sua gama, foco direto no Toyota Corolla, cuja versão GLi, de entrada, sai por R$ 147.790. Também haverá briga entre o Sentra Advance, intermediário (R$ 153.590), e o Corolla XEi (R$ 154.290) e, claro, a versão Prestige (R$ 179.890) contra o Corolla Altis Premium (R$ 177.190).

Nissan Sentra 2021 nova geração
Nova geração segue a identidade visual da Nissan (Alejandro Cortina/Quatro Rodas)

O posicionamento quase idêntico das conterrâneas não é à toa, dado que o Nissan Sentra chega para ocupar o lugar de outro japonês, o Honda Civic (que foi reposicionado e agora custa R$ 244.990), na luta contra o consagrado Toyota.

Continua após a publicidade

As informações dão conta de que a parceira da Renault espera vender 6.600 unidades do Sentra por ano – número e rivalidade que poderiam crescer caso o Sentra híbrido também chegasse ao Brasil. Ainda que, naturalmente, o sistema híbrido e-Power da marca esteja previsto para o Brasil, ele não chegará através do sedã médio, entretanto.

PROBLEMAS DE ÚLTIMA HORA 

Sentra
Versão de lançamento no Brasil seguirá combinação da foto acima (Divulgação/Divulgação)

O Sentra mais caro estreará recursos de automação veicular já presentes no Leaf, que incluem controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e frenagem autônoma de emergência.

E é também por isso que a entrega dos primeiros modelos vendidos ocorrerá por último: a adaptação do ADAS da versão Prestige às vias brasileiras estaria sendo problemática e, até obter a aprovação da matriz japonesa, a Nissan só deve entregar as 50 unidades por volta de março. Modelos básicos e intermediários já devem ser faturados em fevereiro.

Continua após a publicidade
Sentra
Interior em tons claros sai do lugar comum (Divulgação/Divulgação)

Com linhas gerais e caimento da traseira que fazem sucesso nas redes sociais, o Nissan Sentra 2023 não estreará com a cor laranja, que rendeu muitos elogios dos leitores de QUATRO RODAS quando testamos o carro na Argentina. Nosso veredicto do carro, na época, foi positivo. O Sentra foi considerado uma grata surpresa no segmento de sedãs.

A combinação de lançamento do novo Nissan escolhida é o branco perolizado com teto e colunas em preto.

Continua após a publicidade
Nissan Sentra 2021 nova geração (19)
Os bancos têm revestimento parcial de couro, com costuras e detalhes na cor laranja. Atrás, o espaço para as pernas é amplo (Alejandro Cortina/Quatro Rodas)

As rodas são da unidade mostrada na foto abaixo à esquerda. O modelo de lançamento ainda inclui estofamento dos bancos na cor bege – com partes do banco em couro e, possivelmente, aquecimento –, ar-condicionado digital e teto solar. Outra novidade é a suspensão independente na traseira.

Entre seus pontos fracos, há a presença do freio de estacionamento no pé e dados de consumo que não encantam: 11 km/l na estrada e 9 km/l na cidade, segundo o Inmetro.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.