A Nissan pode estar tendo problemas no âmbito global, mas isso não vai atrapalhar os planos para o Brasil. A nova geração do Kicks segue em testes, desta vez avistada em Quatro Barras (PR) pelo leitor Renato dos Santos. O SUV compacto será lançado em 2025, estreando o novo motor 1.0 turbo.
O protótipo do Nissan Kicks 2025 flagrado por Renato já usa uma camuflagem mais leve, com adesivos zebrados ao invés da cobertura preta. Isto é feito quando o veículo já está com peças e carroceria de produção, quase pronto para começar a fabricação em série.
Esta camuflagem mais simples nos permite ver as mudanças no design da segunda geração do Kicks. Os faróis de led estão visíveis, assim como a grade mais larga. Logo abaixo das luzes principais estarão linhas em led para a iluminação diurna, escondidas sob os adesivos. Um detalhe importante no para-choque é o quadrado preto no centro, protegendo o sistema do controle de cruzeiro adaptativo.
Na traseira, o único elemento aparente é a lanterna em forma de L, dividida internamente em três linhas horizontais em led. Elas estarão em um acabamento preto que atravessa o porta-malas. As rodas também terão um novo desenho.
Em sua segunda geração, o Kicks ficará maior, passando a medir 4,37 metros de comprimento, 5,6 cm a mais do que o atual, enquanto o entre-eixos cresceu 3,6 cm, passando a medir 2,66 m. A altura agora é de 1,63 m, um aumento de 2 cm, e a largura é de 1,80 m, um aumento de 4 cm.
As mudanças são bem profundas. A Nissan deixará finalmente de usar a plataforma V, que era compartilhada com os antigos March e Versa, para usar a arquitetura CMF-B criada pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Esta base é usada pela Renault em uma versão atualizada chamada RGMP.
Para começar, adotará um motor 1.0 turbo flex de três cilindros, mecânica inédita no país. Não será a mesma unidade de potência do Renault Kardian, tratando-se de uma versão baseada no antigo 1.0 aspirado do March. Embora sejam da mesma família, terão diversas diferenças. QUATRO RODAS apurou que algo em torno de 118 cv e 20,4 kgfm, o que não é muito mais do que 1.6 aspirado atual, de 113 cv e 15,3 kgfm. Seguindo a política da Nissan, a transmissão será do tipo CVT.
Para melhorar o comportamento dinâmico do SUV compacto, a Nissan trocou a suspensão traseira de eixo de torção por um sistema multilink independente. Ainda não se sabe se esta mudança chegará ao Kicks nacional. Apesar de ter uma opção de tração integral nos EUA, o modelo brasileiro deve seguir somente com tração dianteira.
Com a evolução dos concorrentes, o novo Nissan Kicks terá que subir o nível e ficar mais equipado. Nos outros países, o utilitário conta com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego e mais. Destes itens, apenas o controle de cruzeiro parece estar nos planos, como comentamos há pouco.
Apesar de estar praticamente pronto, teremos que esperar mais um tempo pela estreia oficial. O novo Nissan Kicks deve chegar às lojas somente no segundo semestre de 2025. Antes disso, a fabricante pretende renovar o modelo atual, para mantê-lo nas lojas por mais alguns anos e com a esperança de que este plano dê certo desta vez, ao contrário do que aconteceu com o antigo Versa, vendido por algum tempo como V-Drive.