Na semana passada, fomos surpreendidos com os teasers da reestilização que o Hyundai Creta terá ainda em 2024. Após um pouco menos de três anos, o SUV compacto vai abandonar o visual polêmico para se assemelhar com outros SUVs mais recentes da fabricante sul-coreana.
Agora, imagens vazadas mostram um pouco mais de como será o novo Creta, que estreia primeiro na Índia. Pode esquecer tudo o que você viu no modelo atual, já que a montadora repaginou totalmente a dianteira e a traseira, não sobrando o menor resquício dos faróis, lanternas e grade atuais.
As polêmicas luzes diurnas finas e separadas dão lugar a um conjunto de leds divididos em blocos — com formato que lembram as peças do jogo Tetris — que cruzam e se misturam com o novo desenho da grade dianteira, maior e de formato retangular. Os vazamentos também mostram mais dos faróis principais envoltos de uma moldura preta ligada ao para-choque.
As luzes traseiras seguem o mesmo padrão da parte frontal, ou seja, nada de peças finas e separadas. Ao invés disso, o conjunto ótico é horizontal e interligado, atravessando toda a tampa do porta-malas. Ele ainda recebe uma moldura preta, que até lembra os modelos da Volkswagen, como T-Cross e Nivus. O para-choque é a parte que se manteve mais fiel ao desenho atual, embora esteja visivelmente mais quadrado.
O interior não teve fotos vazadas, então a única referência que temos é a imagem divulgada pela Hyundai. Nela, vemos uma cabine mais moderna, com central multimídia integrada à tela do quadro de instrumentos pela mesma moldura. O site Autocar India diz que cada uma mede 10,25’’, mas não há informações oficiais.
O mesmo site também afirma que o Creta terá ADAS de nível 2, que inclui recursos como câmeras 360 graus e sistema de monitoramento de ponto cego, além de teto solar panorâmico, bancos ventilados e com ajustes elétricos, ar-condicionado de duas zonas e sistema de som Bose com oito alto-falantes.
Também especula-se que o SUV mudará sua motorização. O Creta 2025 estará disponível na Índia com motores a gasolina 1.5, sendo um aspirado de 115 cv e 14,68 kgfm e outro turbo de 160 cv e 25,8 kgfm. Haverá ainda uma terceira opção turbodiesel de 116 cv e 25,49 kgfm. Se os motores mais fracos terão câmbio CVT, o mais potente será equipado exclusivamente com uma transmissão de dupla embreagem, segundo o Autocar India.
Essas são as prováveis especificações para o mercado indiano, onde o Creta já está em pré-venda e será apresentado oficialmente no próximo dia 16. Quanto ao Brasil, ainda não se sabe como e nem quando o SUV será atualizado. Espera-se que as mudanças cheguem entre este ano e o próximo, existindo até rumores da troca do motor 2.0 por um 1.4 turbo.