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Novo Honda City 2022 terá novo motor 1.5 mais potente que 1.0 turbo

Sedã compacto apostará no motor 1.5 com injeção direta mais potente que o turbo e que também promete ser mais eficiente para substituir o Civic nacional

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 jul 2021, 16h32 - Publicado em 26 jul 2021, 14h42
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  • Honda Civic 2022
    (Divulgação/Honda)

    Os testes extensivos com protótipos do novo Honda City nas estradas brasileiras têm motivo: o lançamento se aproxima. A previsão é que a nova geração do sedã faça sua estreia nas lojas entre novembro e dezembro.

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    Nada pode dar errado. Além de ter que enfrentar seus concorrentes tradicionais, Chevrolet Onix Plus, novo Nissan Versa e os renovados VW Virtus e Toyota Yaris Sedan, o novo City 2022 precisará fazer o possível e o impossível para herdar os clientes das versões mais baratas do Honda Civic, aquelas com motor 2.0 flex.

    Parece um plano audacioso e é, de fato. Para isso, o sedã compacto herdará equipamentos e elementos visuais do Civic que nenhum sedã compacto oferece, e ainda terá motor mais moderno que o atual e mais potente que o dos rivais.

    Honda Civic 2022
    (Divulgação/Honda)
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    A Honda ainda não apostará nos motores três cilindros 1.0 turbo. O 1.0 iVTEC (com turbo, injeção direta e duplo comando de válvulas variável), que entrega 122 cv e está disponível no City tailandês ficará por lá mesmo. Os Honda City 2022 fabricados em Itirapina (SP) receberão um quatro cilindros 1.5 mais moderno até mais potente que o turbo.

    O deslocamento pode até ser o mesmo do atual 1.5 i-VTEC de 116 cv e 15,3 kgfm, mas o novo motor é bem diferente. Saem a injeção multiponto, o cabeçote com comando simples e variação na admissão, e os tuchos mecânicos e chega um novo cabeçote com duplo comando de válvulas variável, tuchos hidráulicos e injeção direta flex usado no Fit europeu (Honda Jazz).

    Novo Honda City 2022 terá novo motor 1.5 mais potente que 1.0 turbo
    (Divulgação/Honda)

    Este motor entrega 130 cv (6.000 rpm) e 15,8 kgfm (4.000 rpm) em sua versão a gasolina e esses números podem melhorar para cerca de 132 cv e 16 kgfm na versão adaptada para também queimar etanol. A depender do novo motor 1.0 GSE Turbo e de sua adoção no Fiat Cronos – que já perdeu o 1.8 flex de 139 cv na linha 2022 – será o mais potente do segmento.

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    A aposta em um motor aspirado em vez do turbo teria sido em nome da eficiência de combustível proporcionada pelas tecnologias VTEC (Variable Timing and Lift Electronic Control) e VTC (Variable Timing Control) combinados com a injeção direta. Outro interesse seria nas baixas emissões de poluentes, podendo abrir mão do uso do start-stop.

    Honda Civic 2022
    (Divulgação/Honda)

    O alto turbilhonamento do ar admitido pelo motor, o pistão com design otimizado, a bomba de óleo pilotada e as tecnologias de redução de atrito nos cilindros e anéis dos pistões também ajudariam a alcançar números de consumo melhores.

    A combinação com o conhecido câmbio CVT com simulação de sete marchas também é providencial para o resultado no consumo. Mas não impediria o sedã de acelerar aos 100 km/h em menos de 10 segundos.

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    Equipamentos do Honda Civic

    Algumas coisas são difíceis de entender no Honda City atual. Foi um dos primeiros carros nacionais com faróis de led, mas terá controles de estabilidade e tração pela primeira vez apenas com o lançamento da nova geração.

    Honda Civic 2022
    (Divulgação/Honda)

    As novidades do City 2022 vão além disso, porém. A exemplo do Civic e do HR-V, terá opção de acabamento bicolor para bancos e paineis de porta e apliques de material sintético macio ao toque em faixa no painel e nas laterais do console central.

    Além disso, terá central multimídia com tela de 8 polegadas com Apple Carplay e Android Auto, até oito alto-falantes, chave presencial com partida remota do motor, duas portas USB, seis airbags e ar-condicionado automático digital de uma zona só, mas com comandos físicos em vez dos atuais comandos táteis.

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    Na versão mais cara, possivelmente chamada de Touring, o novo City terá a LaneWatch Camera, uma câmera instalada no retrovisor direito que aumenta o campo de visão da lateral ao exibir as imagens na central multimídia. Esta versão também terá faróis e lanternas full-led. 

    Honda Civic 2022
    (Divulgação/Honda)

    Em dimensões, o novo Honda City 2022 se assemelha aos um Civic mais antigos. No comprimento, cresce 11 cm chegando aos 4,55 metros, 3 cm a mais que um Civic 2014. A largura dos dois é a mesma, 1,75 m (um ganho de 5,3 cm). Contudo, o entre eixos fica nos 2,60 m dos Civic de 15 anos atrás.

    Há sinais claros de evolução nos sedãs compactos. Mas certas coisas não mudam: o novo Honda City continuará com freios a tambor nas rodas traseiras e com suspensão traseira por eixo de torção.

    Honda Civic 2022
    (Divulgação/Honda)
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    Quem fizer questão da suspensão multilink e dos freios a disco terá que esperar a chegada da nova geração do Honda Civic, que chegará como importado e, em um primeiro momento, apenas com o motor 1.5 turbo com injeção direta de 173 cv. Outra solução é comprar os últimos Honda Civic nacionais enquanto é tempo.

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