Depois de iniciar seus testes na Argentina, a “nova” Volkswagen Amarok já roda em testes no Brasil. O motivo das aspas é que, apesar de a camuflagem esconder um novo visual, esta ainda será a velha Amarok que conhecemos desde 2010. Não se trata da nova geração fabricada exclusivamente na África do Sul e vendida na Europa, no Oriente Médio e na Oceania.
Ou seja, a Amarok vai ganhar apenas um banho de loja em 2024 aproveitando o mesmo chassi. Isso significa que ela vai manter o motor V6 3.0 turbodiesel de 258 cv, que até agora não foi superado por nenhuma outra picape média ou intermediária em termos de potência.
![image001 (1) VW amarok](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/11/image001-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Já na aparência, não estranhe se acha que a Amarok está ficando parecida com a nova Saveiro, que também ganhou um facelift recentemente. A proposta da repaginada das duas é a mesma: se aproximar da Amarok de segunda geração e, por isso, elas trazem elementos semelhantes.
![image0 VW amarok](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/11/image0.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Nas novas fotos, feitas pelo leitor Marcelo Barbosa, em São Paulo, podemos ver um pouco mais da traseira da Amarok reestilizada. Ao que parece, as lanternas têm formato retangular e vertical, mais próximo do modelo vendido atualmente no Brasil e com desenhos que parecem se assemelhar aos da Saveiro.
![image002 VW amarok](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/11/image002.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Outro detalhe interessante é que foram flagradas duas versões diferentes e a principal diferença está no design das rodas. A primeira unidade tem rodas bem simples, com cinco raios e cor cinza, típico de versões de entrada. Já o segundo modelo tem rodas mais estilizadas na cor preta e parece ter um raio maior.
![image004 VW amarok](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/11/image004.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Na dianteira, temos mais algumas semelhanças entre a Saveiro e a Amarok. Mesmo com o disfarce, é possível notar que a Amarok terá alterações nos faróis e grade. O conjunto óptico ficará mais afilado, uma característica apresentada na sua segunda geração. Quanto a grade, recebe elementos para ficar mais vertical, algo que também vimos na Saveiro.
Ainda não é confirmado, mas o grande destaque desta atualização da VW Amarok ficará por conta da tecnológia. Não vai ser dessa vez que ela ganhará a central multimídia vertical da segunda geração, mas espera-se que ela tenha a mesma VW Play de 10,1’’ do Taos e do novo Virtus, além de um quadro de instrumentos digital e um novo volante.
![Nova Volkswagen Amarok (4) Nova Volkswagen Amarok](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Nova-Volkswagen-Amarok-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em conteúdo é esperado que a nova picape tenha em todas as versões mais que seis airbags e também tecnologias de auxílio à condução, como piloto automático adaptativo, sensor de mudança de faixa, sensor de mudança de faixa, sensor de ponto cego e frenagem autônoma de emergência – que inexistem no modelo atual.