Nova Mitsubishi L200 Triton roda em testes no Brasil e pode estrear em 2025
Sexta geração da picape foi flagrada em Campos do Jordão (SP) com forte camuflagem; entre as novidades estão a nova plataforma e design renovado
Há quase um ano, Mauro Correia, presidente da HPE, empresa que representa a Mitsubishi Motors no Brasil, confirmou o lançamento da nova L200 Triton no Brasil, durante o Salão de Tóquio. Agora, o modelo foi finalmente flagrado rodando pelas estradas brasileiras, indicando que sua estreia está cada vez mais próxima.
As fotos foram feitas por João Morizzo, em Campos do Jordão (SP), e divulgadas pelo perfil do Instagram @bmfsoficial. Nelas podemos ver a nova picape com bastante camuflagem, que escondem suas principais novidades.
A grade, por exemplo, agora é dividida em três partes por filetes na cor do veículo. Os faróis principais estão mais altos, posicionados logo abaixo das novas luzes diurnas, mais finas que as da versão anterior. O que separa os dois é uma nova peça em forma de ‘C’, que pode ser cromada ou em preto brilhante.
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Na traseira, a principal mudança está no tamanho da porta da caçamba, que ficou cerca de 4,5 cm mais baixa para facilitar o acesso. No mais, ela recebe novos desenhos nas luzes.
Diferente de outros modelos do segmento, a cabine da nova L200 Triton é mais modesta. A Mitsubishi promoveu algumas mudanças, mas o quadro de instrumentos, por exemplo, segue com mostradores analógicos, embora tenha ganhado uma pequena tela digital no centro. Por outro lado, a central multimídia é visivelmente maior.
Ainda no interior, pelas fotos divulgadas das versões asiáticas, podemos comandos para o ar-condicionado digital, freio de estacionamento por alavanca e um seletor de modos de condução. Ao todo, o motorista poderar escolher entre sete estilos de direção diferentes: Normal, Eco, Gravel (cascalho), Snow (neve), Mud (lama), Sand (areia) e Rock (pedras).
Além disso, a picape também tem modos de tração distintos, dependendo da versão. No mais complexo (Easy Select 4WD) é possível selecionar entre os modos 4X2 (tração traseira), 4X4 integral, 4X4 com bloqueio do diferencial central e 4X4 com reduzida e bloqueio do diferencial central. Já o modo mais simples, o sistema apenas divide a força do motor em 40% para as rodas traseiras e 60% para as dianteiras (4×4 Super Select 4WD-II).
Nessa nova geração, a Mitsubishi também introduziu um novo chassi para a L200 Triton, que será compartilhada com a Nissan. Entre as mudanças estruturais, a montadora cita uma rigidez torcional 60% maior, enquanto a carroceria de aço de alta tensão ajuda a reduzir o peso.
Há mudanças também no tamanho da picape. A nova L200 cresceu em todos os sentidos e agora mede 5,36 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,81 m de altura e tem entre-eixos de 3,13 m. A suspensão foi renovada, recebendo duplo A na dianteira e um feixe de molas mais leve na traseira.
Sobre os motores ainda há algumas dúvidas. É certo que ela manterá o 2.4 turbodiesel, que atualmente desenvolve 190 cv e 43,9 kgfm nos modelos nacionais. Porém, a sexta geração que estreou na Tailândia tem o mesmo motor, mas com números diferentes. Por lá, ele tem versões de 149 cv e 33,6 kgfm, 183 cv e 43,8 kgfm e 204 cv e 47,9 kgfm. Quanto a transmissão, devemos ter as opções de manual e automática, ambas com seis velocidades.
Ainda sem data oficial para o lançamento, espera-se que a sexta geração da L200 Triton chegue ao Brasil em 2025. Como confirmado por Correia, ela será produzido em Catalão (GO) e muito provavelmente vai dividir a linha de produção com a versão atual, uma estratégia já usada pela Mitsubishi anteriormente. Inclusive, uma versão de rali já foi construída no Brasil, tomando como base a nova geração.