Após ter surpreendido ao ter transformado o Renault Captur na nova geração do ASX e estar se preparando para relançar o Colt aproveitando o Renault Clio, a Mitsubishi apresentou o plano de renovação de sua marca. E ele inclui uma nova geração da Mitsubishi L200 Triton, agora com chassi da Nissan Frontier e versão híbrida.
A Mitsubishi prometeu 15 novos carros para os próximos cinco anos e alguns estreiam ainda em 2023. É o caso da L200 Triton 2024, prevista para o meio do ano, ainda que sua versão híbrida demore para aparecer. Depois, ainda terá versão com motor elétrico e célula de hidrogênio.
Dentre os novos carros da Mitsubishi, nove serão híbridos, híbridos plug-in ou elétricos, que podem ser kei car, supermini, SUV de cinco e sete lugares, minivans e picapes.
A Mitsubishi ilustra seus próximos passos com carros cobertos por capas. A própria L200 Triton de nova geração é antecipada assim, mas com os leds dos seus faróis acesos. Por usar o mesmo chassi da Nissan Frontier, a nova geração é maior, mas sua carroceria será exclusiva e a cabine terá diferenças importantes.
O que também não foi esclarecido ainda é se o atual motor quatro-cilindros 2.4 turbodiesel será trocado pelo 2.3 biturbo a diesel da Nissan. Também não se sabe se a tração 4×4 com diferencial central, uma exclusividade da L200, será mantida.
A Mitsubishi também revelou que a nova geração do Pajero Sport deve ser substituída em 2025 por uma picape de passageiros com tração nas quatro rodas, bastante diferente da Triton.
Linha inteira renovada
Ainda para 2025 está previsto o lançamento de um SUV de sete lugares. Até lá a minivan Xpander terá nova geração e dois novos SUVs com projeto baseado em carros da Renault-Nissan serão lançados.
Não entra na conta, porém, a nova geração do Eclipse Cross, baseada na versão de produção do XFC Concept, que pode aparecer ainda em 2023.
Por fim, a Mitsubishi anunciou que, a partir de 2026, 70% de seu investimento será para a eletrificação e novos negócios, até 2030 ela deve investir cerca de US$ 1,5 bilhão em baterias de 15 GWh. Isso porque prevê chegar a 2030 com elétricos representando 50% de suas vendas e alcançar o número de 100% de carros elétricos até 2025.