Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Nova geração do Fiat Punto estreia em 2023 com plataforma do Peugeot 208

O hatch da Fiat voltará em 2023 para tentar dominar o segmento B europeu. Alfa Romeo, DS Automobile e Lancia tem seus planos de eletrificação divulgados

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 4 ago 2021, 17h52 - Publicado em 4 ago 2021, 17h27

Fiat Punto Essence e T-Jet

A Stellantis apresentou ontem seus resultados financeiros a investidores e aproveitou a ocasião para antecipar seus próximos passos. Entre notícias como a confirmação dos planos de eletrificação para as marcas Alfa Romeo, Lancia e DS Automobile, o CEO do conglomerado, Carlos Tavares, ainda confirmou o lançamento de uma nova geração do Fiat Punto para 2023. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O hatch foi descontinuado em 2018, tanto na Europa como aqui no Brasil. Se por aqui o Argo tentou ocupar a mesma faixa de preço, na Europa não houve substituto direto – o Fiat Tipo é muito maior. Agora, com a empresa sob novo comando, o Punto terá uma terceira geração. E tudo indica que sua plataforma será conhecida, para baratear custos.

Continua após a publicidade

Se no passado a plataforma do Argo brasileiro era cogitada, com a fusão entre PSA e FCA a opção mais coerente se tornou a CMP, desenvolvida pela PSA e que atualmente equipa o Opel Corsa e os Peugeot 208 e 2008. Outra vantagem dessa plataforma é que ela já nasceu para ser eletrificada.

Logo, podemos esperar, além de versões com motores a combustão (possivelmente os mesmos 1.0 e 1.3 da família GSE usados no Brasil) e também uma versão elétrica. Entretanto, seguindo essa projeção, versões híbridas estão fora de cogitação, uma vez que a plataforma CMP não é compatível com esse tipo de motorização atualmente.

Além disso, foi revelado que o grupo pretende lançar um total de 20 modelos eletrificados nos próximos dois anos, sendo nove híbridos plug-ins, dez EVs e um com ambas as formas de propulsão.

Continua após a publicidade

Alfa Romeo, DS e Lancia com futuro encaminhado

A partir de 2026, a francesa DS Automobile passará a lançar somente veículos elétricos. Porém, a marca não extinguirá seus modelos a combustão já existentes.

Seguindo os mesmos passos, a Lancia que atua exclusivamente na Itália e com um único modelo, o Ypsilon, também diversificará seu catálogo. A partir de 2024, a marca terá somente com modelos eletrificados. Para 2026, assim como a empresa francesa, a intenção é que todos os novos veículos sejam BEVs.

Alfa Romeo Tonale 1
SUV Tonale será o primeiro veículo eletrificado da Alfa Romeo (Reprodução/Internet)
Continua após a publicidade

Quanto a Alfa Romeo, o planejamento prevê que a marca terá apenas veículos elétricos à venda em 2027, válido para Europa, EUA e China. Esse processo será gradativo, iniciando já em 2022 com o lançamento do SUV híbrido plug-in Tonale e, posteriormente, com o crossover elétrico Brennero. Ambos atualizarão a frota da marca, que atualmente conta apenas com os modelos Giulia e Stelvio, que ainda utilizam a plataforma Giorgio, utilizada pela primeira vez em 2016 e desenvolvida em parceria com a Ferrari

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Edição de julho
A edição 747 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Quatro Rodas/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.