Nissan Kait será um Kicks Play com novo visual contra VW Tera e Fiat Pulse
Novo SUV de entrada da Nissan, Kait, usará o antigo Kicks como base para brigar contra os compactos Kardian, Pulse e Tera

Passado o lançamento da nova geração do Kicks, a Nissan já tem pronto seu próximo modelo – com grande possibilidade de chegar ainda em 2025. Trata-se de um “novo” modelo feito para disputar espaço com VW Tera, Renault Kardian e Fiat Pulse, no segmento de entrada dos SUVs.
As aspas na palavra “novo” não estão ali por acaso. Apesar de um visual inédito, possíveis inovações mecânicas e um novo nome que ainda não foi oficializado. Nossas fontes, porém, confirmam o nome Kait, antecipado pelo Motor1, esse SUV será derivado do Kicks Play (ou seja, o modelo da antiga geração do Kicks).
–

Isso pode ser percebido nas imagens feitas do protótipo camuflado, gentilmente cedidas pela página Placa Verde (@placaverde, no Instagram).
É possível ver as mesmas linhas laterais do Kicks, como os formatos de portas e janelas, além das maçanetas, em posição mais alta nas portas traseiras. O para-choque traseiro também parece ter o mesmo recorte visto há quase dez anos. Ou seja, o parentesco vai muito além do usual compartilhamento de plataforma.


Porém, é certo que faróis e lanternas passarão por um profundo redesenho para se alinhar à nova identidade visual da Nissan – até onde a estrutura mais antiga permitir. Em função da base ser mais antiga, não se sabe também até onde a tecnologia poderá avançar na oferta de equipamentos de segurança, por exemplo ( e se ele acompanhará a concorrência).

O Kicks Play tem, atualmente, alerta de colisão com frenagem automática de emergência como único sistema de auxílio à condução (ADAS). O interior do Kait poderá ser atualizado, com quadro de instrumentos digital, multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, recursos tecnicamente mais fáceis de serem instalados.

Permanece segredo a parte mecânica. Mas há duas possibilidades: a primeira, e mais provável, é de que ele mantenha o 1.6 flex aspirado de 113 cv e 15,2 kgfm, com o câmbio automático do tipo CVT. A segunda hipótese é a de que ele ganhe o motor 1.0 turbo de 125 cv do novo Kicks e do Kardian, bem como o câmbio automático de dupla embreagem.
O Nissan Kait pode substituir o Kicks Play, porque deverá se posicionar na mesma faixa de preços (que atualmente vai de R$ 117.990 a R$ 148.090), onde estão os rivais. Mas ainda não conseguimos confirmar qual será a estratégia da Nissan.