Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Land Rover quer transformar antigos Defender em elétricos no Brasil

A marca aproveita equipe de restauradores da fábrica de Itatiaia (RJ) para preservar história e atualizar jipes clássicos com motores elétricos

Por Eduardo Passos
Atualizado em 25 nov 2021, 09h13 - Publicado em 24 nov 2021, 18h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Após cerca de dois anos importando o Range Rover Evoque, a Land Rover celebrou bem à brasileira o retorno da produção do SUV na fábrica de Itatiaia (RJ). Confiante na recuperação econômica do Brasil nos próximos anos, a britânica não apenas retomou a montagem local do Evoque, como também adiantou uma desejada parceria para “atualizar” o passado.

    Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

    Em parceria com a Weg — fabricante brasileira de motores elétricos — a Land Rover deverá ampliar os serviços de sua clínica de restauração, oferecendo a conversão de modelos clássicos em elétricos. O primeiro carro apto à mudança será o Defender. O desejo é de que, ainda na primeira metade do ano que vem, os clientes possam levar suas unidades do jipão para a transformação.

    clinica de restauração land rover brasil
    Técnicos serão treinados para ampliar o escopo de serviços de restauração e atualização de antigos Land Rover (Divulgação/Land Rover)

    O projeto será conduzido por mão-de-obra treinada e com acesso a recursos exclusivos, mas sua viabilidade dependerá de testes, que começarão em janeiro com um Defender 110 convertido para avaliação. Fontes ouvidas por QUATRO RODAS em visita à planta de Itatiaia estimam preço na casa de R$ 120.000 pela mudança.

    Torque de sobra

    Além da restauração do jipe com acesso a componentes originais e exclusivos, os Defender elétricos usarão um conjunto da catarinense Weg feito para micro-ônibus e pequenos caminhões. Ainda que a potência seja de apenas 110 cv, o torque será de generosos 52,9 kgfm, ampliando as possibilidades de uso do carro.

    Continua após a publicidade
    Modelos clássicos restaurados pela Land Rover em Itatiaia (RJ)
    Modelos clássicos restaurados pela Land Rover em Itatiaia (RJ) (Divulgação/Land Rover)

    As baterias do conjunto darão uma autonomia de 200 km ao Defender 110, que irá de 0 a 100 km/h em cerca de 12 segundos, segundo a marca. A capacidade de carga do clássico mais do que dobrará, chegando aos 2.034 kg (incluindo passageiros).

    Como as pesadas baterias ficarão próximas ao solo, o Defender 110 terá seu ângulo de ataque reduzido, ao passo que o centro de gravidade mais baixo deverá melhorar o seu problema crônico de rolagem da carroceria.

    Mercado quente

    Land Rover Defender All-Terrain Electric
    Ideia de um Defender 110 elétrico já é testada há tempos pela Land Rover, que está preocupada com conversões feitas por terceiros (Divulgação/Land Rover)

    Por mais que os carros elétricos sejam “inimigos” da maioria dos saudosos, o chamado restomod vem ganhando espaço entre os antigomobilistas. A ideia é preservar a estética do carro ao mesmo tempo que o motor elétrico simplifica a manutenção e oferece ganhos de performance e confiabilidade.

    Continua após a publicidade

    Tão pequenos que cabem até em uma mochila, os motores elétricos também começaram a ser vendidos à parte, como fez a Ford com a unidade de potência do Mustang Mach-E. A montadora americana também fez um restomod da F-100, adicionando ousadias que a Land Rover não fará, como uma central multimídia que é a mesma da nova Ranger.

    Futuro tecnológico

    A Land Rover preparou um evento de gala no qual exibiu a primeira unidade do Ranger Rover Evoque montada no Brasil após a retomada.

    Jeep Defender 90 tela
    Função Capô Transparente é um dos destaque do Evoque nacional (Divulgação/Land Rover)

    O SUV será finalizado na cidade fluminense junto ao Discovery Sport. Por mais que cerca de 90% das peças venham do Reino Unido, o motor é brasileiro: o Ingenium 2.0 turboflex com 250cv e 37,2 kgfm é montado aqui.

    O Evoque SE, de entrada, parte dos R$ 377.950, incluindo novo design de rodas, teto solar panorâmico, sistema de som premium e novo sistema de multimídia. O topo de linha R-Dynamic HSE acrescenta couro Windsor, controle de cruzeiro adaptativo e inovações como a função Capô Transparente.

    Continua após a publicidade

    Menos é mais

    Land Rover Range Rover
    Novo Land Rover Range Rover já adianta tendências minimalistas da fabricante (Press Inform/Quatro Rodas)

    A polêmica em torno do design do novo Range Rover não intimidou a JLR, que seguirá buscando a tendência cada vez mais comum do “luxo moderno”, no qual opulência e ostentação dão lugar à sobriedade, tecnologia e sustentabilidade. 

    “Menos é mais. (Teremos) produtos muito mais limpos, com cores mais claras e poucas opções (…). E nada de desconto”, disse François Dossa, executivo da Land Rover na matriz britânica.

    Dossa ressaltou bem a inspiração no modelo de negócios da grife francesa Hermès, que mantém seus produtos altamente exclusivos mas vem recorrendo a compostos mais sustentáveis. “A Hermès lançou uma bolsa de cogumelo inacreditável. (…) Estamos trabalhando, no Brasil, com eucalipto”, completou.

    Range Rover Evoque nacional já pertence à linha 2022
    Range Rover Evoque nacional já pertence à linha 2022 (Divulgação/Land Rover)
    Continua após a publicidade

    O futuro da Land Rover será mais minimalista, ao contrário dos concorrentes que, na palavra do executivo, tem excessos de funções e recursos. Ao mesmo tempo, porém, a marca quer ser vista como uma “empresa de tecnologia”, ao contrário do papel evidente de fabricante de carros.

    Frédéric Drouin, presidente da JLR na América Latina e Caribe, ainda citou o exemplo da Tesla, ressaltando que a semelhança entre as duas teria a ver só com o modo de avaliação dos investidores. Nesse caso, o valor de mercado de uma companhia (assim como a paciência dos acionistas) mudaria, em fenômeno semelhante ao que permitiu a empresa de Elon Musk se tornar a fabricante mais valiosa do mundo.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.