Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jeep Gladiator tem V6 próprio para o Brasil e faz testes finais pré-venda

Atrasada pela falta de matérias-primas, Jeep Gladiator se prepara para a venda no Brasil, com direito a motor V6 adaptado a normas locais de emissões

Por Eduardo Passos
Atualizado em 1 abr 2022, 18h29 - Publicado em 10 fev 2022, 13h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Faz algum tempo que QUATRO RODAS noticiou a chegada da picape Jeep Gladiator ao Brasil, importada dos Estados Unidos. O lançamento nacional estava previsto para 2020, mas eis que a pandemia de covid-19 veio antes e atrapalhou tudo.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Com limitações logísticas, de produção, disparada do dólar e todo tipo de escassez na indústria automotiva, a venda da Gladiator no Brasil foi sendo adiada. Mas dados obtidos pela reportagem e flagras vindos de Pernambuco mostram que, agora sim, a picape do Jeep Wrangler já está nos “finalmentes” por aqui.

    Caminhonete chegará em versão única Rubicon, sempre a gasolina
    Caminhonete chegará em versão única Rubicon, sempre a gasolina (Carlos Roberto/Quatro Rodas)

    Versão única e motor V6

    As fotos vieram do leitor Carlos Roberto, que encontrou a Gladiator em um posto de gasolina nas proximidades da fábrica da Jeep, em Goiana (PE). A versão Rubicon das imagens é justamente a única homologada para o Brasil e usa motor V6 3.6 de 289 cv e 35,9 kgfm, já ajustado para o Proconve L7.

    Continua após a publicidade
    De frente é complicado distingui-la do Wrangler
    De frente é complicado distingui-la do Wrangler (Divulgação/Jeep)

    Esse é um dos principais motivos para que a caminhonete seja mais cara do que o Wrangler, equipado 2.0 de 272 cv e 40,8 kgfm. Enquanto o jipe tem preço tabelado em R$ 439.590, a picape deve chegar por mais de R$ 500.000. Ela só poderia ser superada no segmento pela também inédita Ram 3500.

    A chegada breve da Jeep Gladiator está intimamente ligada ao abrandamento da crise de semicondutores, uma vez que, nas palavras de executivos da Jeep no Brasil, o único motivo para o atraso tem sido a capacidade insuficiente de produção na fábrica de Toledo, Ohio.

    Jeep Gladiator Rubicon (3)
    Caso chegue antes da Ram 3500, Gladiator será a picape mais cara do Brasil por algum tempo (Carlos Roberto/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Bicho do mato

    O motor V6 da Gladiator pode não impressionar, mas é preciso ir além dos números para julgar o modelo, de um nicho ainda menor que o do Wrangler. 

    Desempenho da Jeep em trilhas exigentes é além da média de outras picapes
    Desempenho da Jeep em trilhas exigentes é além da média de outras picapes (Divulgação/Jeep)

    Em nossas impressões ao dirigir, destacamos que a Jeep guarda seu melhor para o barro “raiz”, onde “devora os piores obstáculos como se aquilo fosse só uma estradinha a caminho do sítio”.

    Jeep Gladiator Rubicon (5)
    Capacidade de rebocar aproximadamente 2 toneladas é ponto fraco da Gladiator (Carlos Roberto/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Seu pacote de equipamentos permite a submersão em até 76 cm de água, e a possibilidade de desconectar a barra estabilizadora dianteira aumenta o curso da suspensão quando necessário. À moda antiga, a escolha entre 4×2 e 4×4 é feita por uma alavanca mecânica e, como no Wrangler, é possível remover portas, teto e até o para-brisa, dependendo do pacote de opcionais.

    Para poucos

    Com tanta atenção à capacidade off-road, a Gladiator não pretende competir com o luxo interno de modos como a Ram 1500 Rebel, entre outras caminhonetes mais convencionais.

    Interior da Jeep Gladiator Rubicon
    Interior da Jeep Gladiator Rubicon (Divulgação/Jeep)

    Sua cabine traz o obrigatório para um veículo de mais de meio milhão de reais, com bancos de couro com aquecimento opcional, decoração em tons de vermelho e uso de botões com estética mais rústica. Por outro lado, itens como o volante e central multimídia são quase iguais aos do Jeep Renegade 2021, que acaba de sair de linha.

    Continua após a publicidade
    Poucas unidades serão vendidas anualmente
    Poucas unidades serão vendidas anualmente (Divulgação/Jeep)

    Por questões como essas e a capacidade de carga de meros 620 kg, a Gladiator será destinada a quem pode gastar tudo isso em um brinquedo para o mato. Se há dois anos a Jeep estimava cerca de 200 unidades vendidas por ano, com a disparada do dólar esse número poderia ser ainda menor, por conta do preço.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.