Jeep Commander 2026 será o primeiro híbrido leve da marca no Brasil
SUV de 7 lugares terá uma reestilização na linha 2026 e estreia no segundo semestre deste ano

A Stellantis estreou a tecnologia Bio-Hybrid no Brasil com os Fiat Fastback e Pulse, preparando para ampliar a oferta em breve com os Peugeot 208 e 2008. E quanto à Jeep? A tecnologia também estará na marca, começando com o Commander, que chegará às lojas no segundo semestre e com uma atualização no design.
Segundo o site Autos Segredos, a fabricante elegeu o Jeep Commander 2026 como o primeiro carro nacional eletrificado da marca. Porém, não será o automóvel a utilizar uma tecnologia mais robusta, adotando o sistema híbrido leve flex da empresa. Não será o mesmo que nos Fiat, por usar uma arquitetura de 48 volts, em vez de 12V.
Esta tecnologia funcionará de forma diferente por utilizar dois motores elétricos ao invés de apenas um. Assim como Pulse e Fastback Hybrid, um dos motores elétricos substitui o alternador e o motor de partida. A diferença está no segundo, acoplado ao câmbio E-DCT, gerando mais 28 cv e 5,6 kgfm de torque.
O segundo motor servirá para entregar mais torque para o carro e por mais tempo, já que a bateria terá 0,9 kWh de capacidade – como comparação, o Toyota Corolla Hybrid tem 1,3 kWh. A função é dar um auxílio, sem mover o veículo por conta própria, como em um híbrido pleno.

Outra diferença é que irá trabalhar com o motor 1.3 turbo de 176 cv, ao invés do 1.0 turbo de 120 cv usado no sistema de 12V. Por isso, seguindo a lógica de nomes da Stellantis, o sistema deve ser batizado como T270 Hybrid, com o número servindo de referência aos 270 nm (27,5 kgfm) de torque.
Hoje, este motor equipa apenas a versão de entrada Longitude do Jeep Commander, com cinco lugares.
Além da mecânica, o Commander receberá sua primeira reestilização. Ainda não se sabe se o SUV adotará o mesmo visual de seu primo indiano, o Meridian, ou se terá um estilo próprio. O Autos Segredos fala de um novo farol dianteiro, luzes de iluminação diurna na vertical e um redesenho para o para-choque dianteiro.
Novo câmbio de dupla embreagem

O Commander híbrido será equipado com um câmbio de sete marchas fornecido pela Magna-Getrag que permite que o motor elétrico atue sozinho em determinadas situações, como dando partida, durante manobras em marcha ré ou condução em marcha lenta, e também em congestionamentos usando o sistema “stop & go”.
Outra particularidade dessa transmissão é que esse câmbio tem um sistema de arrefecimento independente e sob demanda para as embreagens e o motor elétrico, com um único circuito de óleo para resfriamento e lubrificação, o que o torna mais eficiente. Cabe a um sistema de gestão eletrônica coordenar a operação do motor turboflex e dos motores elétricos da forma mais eficiente possível.