Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jeep Avenger: conheça melhor o futuro Jeep mais barato do Brasil

Irmão gêmeo da próxima geração do Fiat Argo, Jeep Avenger deve ser produzido em Betim (MG) dentro de alguns anos e com detalhes exclusivos do Brasil

Por Eduardo Passos
24 jul 2023, 11h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma das principais estratégias da Stellantis é compartilhar, ao máximo, os mesmos componentes entre suas diversas marcas. A tática vem dando certo e será ampliada até onde seguir funcionando.

    A plataforma CMP, por exemplo, hoje em dia dá origem a carros como o Peugeot 208 e o Citroën C3 (o C3 Aircross logo chegará com a mesma arquitetura, assim como a versão sul-americana do 2008). Em breve também será usada para o novo Fiat Argo e uma mudança de planos pode dar origem a um novo Jeep nacional.

    jeep_avenger
    (Divulgação/Jeep)

    Chamado internamente de “Jeep Junior”, o Avenger é o SUV compacto que chegou recentemente à Europa logo abaixo do Renegade. Inicialmente parecia improvável que ele viesse ao Brasil, mas tudo indica que os planos mudaram.

    QUATRO RODAS constatou que há diversas unidades rodando no país; o que indica mais do que mera exibição a executivos locais, mas testes concretos para a turma de engenharia. A informação vai ao encontro do noticiado pelo Jornal do Carro e pelo site Autos Segredos, que garantem a produção nacional do utilitário na planta de Betim (MG) e até a venda de modelo híbrido pleno.

    Jeep Avenger
    (Divulgação/Jeep)
    Continua após a publicidade

    Segundo apuramos, discute-se a possibilidade de que o Avenger traga motor 1.0 turbo flex de 130 cv e 21,4 kgfm do Fiat Pulse e Fastback, junto ao sistema híbrido leve que logo será oferecido na dupla e também no novo Peugeot 2008. A aprovação dessa mecânica, entretanto, carece de muita conversa, disse uma fonte.

    Plano B

    A versão elétrica do Avenger sempre foi o principal foco da Jeep, com motor de 156 cv e 26,5 kgfm, junto a baterias de 54 kWh que, em ciclo WLTP, garantem alcance de 400 km em regime combinado, podendo chegar a 550 km em rodagem urbana.

    Jeep Avenger
    (Divulgação/Jeep)

    Mesmo assim, o resultado vem sendo decepcionante, com a versão equipada com motor 1.2 de 100 cv vendendo mais, a ponto da marca passar seu foco às vendas do modelo térmico no mercado europeu.

    Continua após a publicidade

    Se nem em países ricos o Avenger EV está indo bem, no Brasil o resultado tenderia a ser pior ainda e, assim, é improvável que o Avenger elétrico seja nacionalizado. Ao mesmo tempo, não existe outra opção para equipar o modelo nacional senão o 1.0 mais potente do Brasil, com boa recepção do público.

    Jeep Avenger
    (Divulgação/Jeep)

    Trem-de-força à parte, porém, pouco muda: ambas as variantes são idênticas em termos de design, equipamentos e dimensão. Com 4,08 m de comprimento, o Avenger é do tamanho de um Fiat Pulse.

    O entre-eixos de 2,56 m é apenas 3 cm maior que o do irmão da Fiat, de modo que o espaço interno também não é farto. E se os Jeep são conhecidos pela capacidade off-road, aqui a história é diferente: não versões com tração integral e os ângulos de ataque e saída são praticamente idênticos ao do utilitário fabricado em Betim (MG).

    Continua após a publicidade
    Jeep Avenger: conheça melhor o futuro Jeep mais barato do Brasil
    (Divulgação/Jeep)

    Internamente, há duas telas flututantes de 10,25” cada, que servem para quadro de instrumentos e central multimídia. Há porta-objetos grandes no console central e opção de bancos de couro com ajuste elétrico, além de carregador de celular por indução. Opções de condução autônoma incluem controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.

    Fato é que o “baby Renegade” pode repetir a estratégia da Rampage, valorizando, aos olhos do público, um projeto mais simples mas vendido por uma marca com maior percepção de valor. Assim, os brasileiros terão à disposição um SUV compacto do tamanho do Pulse e mesma base de modelos bem mais baratos. A estética, porém, é cativante e com aspecto mais luxuoso, assim como o interior clean e inspirado no Wrangler.

    Jeep Avenger
    (Divulgação/Jeep)
    Continua após a publicidade

    Versões básicas naturalmente custariam menos de R$ 100.000, dando continuidade ao curioso fenômeno de transformação da Jeep em uma generalista no Brasil. Modelos mais caros seriam limitados pelo valor do Renegade de entrada, que atualmente custa R$ 125.990.

    Mais uma vez simplificando, o novo Argo – seu irmão gêmeo – será fabricado na mesma linha, aproveitando até o ferramental do Avenger. Ainda de acordo com o Autos Segredos, a produção deve começar entre 2025 e 2026.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.