GAC Hyptec SSR chega aos 100 km/h em menos de 2 s e já está no Brasil
Primeiro supercarro elétrico chinês custa quase R$ 1,4 milhão e já está no Brasil para demonstrações

A GAC iniciou as vendas dos seus carros no Brasil há menos de uma semana, mas já trouxe um exemplo daquilo que é capaz de fazer. Trata-se do GAC Hyptec SSR, um dos carros mais rápidos do mundo e que já está no Brasil.
O carro desembarcou nesta semana no porto de Vitória (ES) e, possivelmente, será usado para demonstrações no Brasil. Poderia, inclusive, aparecer no Festival Interlagos Carros, que acontece entre 12 e 15 de junho. A GAC já confirmou presença no evento.

O Hyptec SSR foi o primeiro supercarro elétrico feito na China. Ele tem três motores elétricos, sendo um dianteiro e dois traseiros, que somam 1.225 cv e 125,4 kgfm Os dois motores traseiros têm duas marchas, que é o que possibilita um tempo de 0 a 100 km/h declarado de 1,98 s.

O Hyptec SSR utiliza chips SiC (de carbeto de silício) baseados em uma arquitetura eletrônica de 900 V. A fabricante afirma que essa característica permite aumentar a frequência operacional em 2,5 vezes e reduzir o consumo de energia em 80%. Talvez isso explique o fato de um carro tão potente tenha uma bateria até pequena, de 74,7 kWh.
No padrão de medições chinês, que é bastante otimista, o Hyper SSR teria uma autonomia de 506 km com uma carga.

Este supercarro chinês tem 4,55 m de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, 1,21 m de altura e 1,99 m de largura, mas seu peso total fica ao redor dos 1.950 kg. Ele foi lançado na China em 2023 e até o final de 2024 havia somado apenas 42 unidades vendidas. Uma explicação para isso: na China, seu preço beira os R$ 1,4 milhão.
