Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

Ford Focus pode virar um SUV médio para enfrentar VW Tiguan na Europa

Modelo está em desenvolvimento, com lançamento previsto para 2027 e deve manter o nome do hatch médio

Por Nicolas Tavares
12 set 2025, 12h27
Ford Focus ST
 (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

A Ford está perto de encerrar a produção do Focus, mas este fim pode não ser definitivo. A fabricante trabalha em um novo SUV do mesmo porte do hatch médio, com lançamento previsto para 2027. Será um carro extremamente importante, servindo como um primeiro passo de uma repaginação radical de toda a sua estratégia de produtos europeia.

É o que revela a revista britânica Autocar. A publicação afirma que o novo SUV, que pode até trazer o nome Focus, está em desenvolvimento para ocupar exatamente o espaço do hatch, posicionado acima do Puma e evitando que deixe uma lacuna em um segmento importante.

Ford-Focus-2022-1600-01
(Divulgação/Ford)

Este novo produto será feito na fábrica da Ford em Valência (Espanha), com uma capacidade anual de 300.000 unidades. Isso permitirá que seja um dos carros mais vendidos da marca mundialmente.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A Ford já tem um carro neste segmento, na forma do Escape (conhecido na Europa como Kuga). O plano seria manter o Escape ao lado do SUV do Focus, com diferentes motorizações e tecnologias de eletrificação. O novo modelo terá motores a combustão e versões híbridas, pois a fabricante quer ter todos os tipos de propulsão, consequência da diminuição na procura pelos elétricos.

Em uma entrevista recente, o presidente executivo da marca, Bill Ford, explicou a mudança de direção: “O que deu errado é que os reguladores se adiantaram aos clientes. Essa nunca é uma boa situação… a decisão é dos clientes. Eles querem o que querem, e nosso trabalho é dar isso a eles.”

O novo SUV será construído na plataforma ‘C2’, que também serve de base para o Escape e para o Focus que sai de linha. Embora altamente flexível, esta será a primeira vez que a arquitetura receberá alterações para acomodar uma motorização elétrica. Construí-lo em paralelo com o Escape em Valência sugere que terá um tamanho muito semelhante para otimizar a produção.

Continua após a publicidade
Ford Escape ST-Line
(Divulgação/Ford)

A acessibilidade será primordial. Espera-se que o novo modelo seja precificado na faixa de meados de £30.000 (R$ 218.177 na conversão direta), encaixando-se perfeitamente na lacuna entre o elétrico Puma Gen-E e o Explorer. Isso o posiciona como um concorrente direto dos mais vendidos da Europa, como o Volkswagen Tiguan e o Kia Sportage.

A Ford viu bem como ter o preço certo impulsiona as vendas; o acessível Puma Gen-E gerou um impressionante aumento de 324% nas vendas de veículos elétricos da empresa no Reino Unido no primeiro semestre de 2025 em relação ao ano anterior.

Continua após a publicidade

Embora a Ford não tenha nomeado oficialmente o novo veículo, o nome “Focus” é considerado uma escolha lógica. A empresa tem uma estratégia bem estabelecida de reaproveitar nomes históricos, como fez com a Maverick, o Puma e o Bronco. Além do mais, o nome Focus é forte no mundo todo.

Essa retomada europeia faz parte de uma estratégia global maior. Nos EUA, a Ford anunciou recentemente uma nova plataforma de carros elétricos de baixo custo (Universal EV Platform – UEVP) e um revolucionário sistema de produção, projetado para reduzir drasticamente os custos de fabricação. O CEO Jim Farley disse que o novo processo “rasgou o conceito da linha de montagem móvel”, usando 40% menos estações de trabalho e aumentando os tempos de produção em 15%.

Se este novo modelo de fabricação altamente eficiente for implementado globalmente, poderá ter enormes implicações para as operações europeias da Ford, permitindo preços mais baixos e fortalecendo sua vantagem competitiva.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.