O novo Honda Civic Type R já chegou a aparecer em concessionária, mas camuflado, assim como carros flagrados em teste. Agora, imagens que circulam nas redes sociais revelam que as primeiras unidades do esportivo que serão vendidas já estão em solo brasileiro.
As imagens revelam o dezenas de unidades da versão mais potente do Civic após o desembarque no porto de Vitória (ES) na manhã deste domingo (23). É possível ver ao fundo, inclusive, unidades dos GWM Haval H6 e do BYD Yuan Plus.
View this post on Instagram
View this post on Instagram
O lançamento do Honda Civic Type R no Brasil será em breve, ainda no primeiro semestre, conforme planejamento da fabricante japonesa. Será o Honda mais caro do Brasil: na Europa, custa a partir de 55.500 euros, o equivalente a R$ 308.000 no câmbio atual. O preço por aqui pode superar os R$ 400.000.
O esportivo não será exclusivo apenas devido ao preço, mas também devido a sua produção: o ritmo da produção desta versão, no Japão, tem ritmo mais lento, o que limita a quantidade de carros destinada a cada país. Apenas 99.999 unidades serão produzidas para o mundo inteiro.
Com as novas normas do Proconve L7, mais rígidas, existe o risco de que o Honda Civic Type R vendido no Brasil seja mais fraco que o japonês, assim como já acontece com o modelo nos Estados Unidos. Por lá, o 2.0 turbo entrega 319 cv e 42,8 kgfm, enquanto, no Japão, o esportivo tem 330 cv, mas o mesmo torque.
O câmbio será sempre um manual de seis marchas, que tem relações e curso encurtados nesta nova geração. A Honda declara 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e velocidade máxima de 275 km/h para seu esportivo com tração dianteira que tem freios a disco da Brembo.
Enquanto o Civic e:HEV, híbrido, tem carroceria sedã, o esportivo Type R é baseado na carroceria hatch e tem uma grande entrada de ar no capô, entradas de ar maiores atrás das rodas dianteiras e a tomada de ar frontal, abaixo da grade, mais alta e mais larga para receber o intercooler maior e para canalizar o fluxo de ar para os freios. O carro ainda tem difusor traseiro e aerofólio traseiro fixo (que pode ser de fibra de carbono), além de três saídas de escape centrais.
O Civic Type R 2023 já foi lançado no exterior e QUATRO RODAS já teve a oportunidade de ter suas primeiras impressões com o esportivo.
Corolla esportivo será rival
Enquanto a Honda acerta detalhes para o lançamento do Civic Type R, a Toyota tem previsto para o Brasil o lançamento do GR Corolla ainda para 2023. Ele é equipado com motor três cilindros 1.6 turbo de 304 cv e 37,4 kgfm, também com câmbio manual, mas com tração integral.
Para acirrar a disputa entre os hatches médios japoneses, o GR Corolla seria capaz de chegar aos 100 km/h em 5 segundos. O Brasil estaria cotado para receber 300 unidades das 25.000 que serão produzidas para o mundo inteiro.