BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

VW Gol sai de linha nesta sexta e produção do Polo Track começa em janeiro

Fim da produção coincide com início das férias coletivas na fábrica de Taubaté, que só volta a funcionar em 9 de janeiro

Por Henrique Rodriguez
Atualizado em 24 dez 2022, 10h44 - Publicado em 22 dez 2022, 12h44

Ainda há pelo menos 1.000 unidades do Volkswagen Gol para serem fabricadas entre hoje e amanhã (23), quando a produção do hatch compacto será encerrada em definitivo, após 42 anos. Todo o planejamento foi feito alinhado com o período de férias na fábrica da VW em Taubaté (SP).

O recesso da fábrica da Volkswagen no Vale do Paraíba começa em 24 de dezembro e vai até 2 de janeiro. De 3 a 6 de janeiro a fábrica entre em shutdown para os dois turnos. O período será aproveitado para adequação da linha de montagem para passar a produzir apenas o Polo Track, modelo que substitui o Gol.

Última carroceria do Gol teria sido armada nesta quinta-feira, 22/12
(Reprodução/Internet)

A produção será retomada a partir de 9 de janeiro, mas de forma gradativa. Neste dia um dos turnos entrará em férias coletivas, enquanto outro turno iniciará a produção em série do Polo Track.

View this post on Instagram

A post shared by Quatro Rodas (@quatro_rodas)

Fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP)
Fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) (Divulgação/Volkswagen)

O fato é que todas as 1.000 unidades do Gol Last Edition, série especial que marca o fim do VW Gol, foram montadas entre outubro e novembro. Outras milhares de unidades foram montadas desde então.

Continua após a publicidade
gol taubaté
Produção do Gol começava há 40 anos em Taubaté (Divulgação/Volkswagen)

Fazia alguns meses, porém, que carrocerias do Volkswagen Polo passavam na linha de montagem entre Gol e Voyage para validação dos processos e montagem de unidades pré-série. O processo de adaptação da fábrica de Taubaté para a plataforma modular MQB começou em 2021, quando a linha do VW Up! foi desativada.

primeiro e ultimo gol
Gol Last Edition 2022 encontra o Gol L 1300 1980 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A fábrica da Volkswagen em Taubaté é a última das américas a ser adaptada para a MQB. Isso foi feito com parte do investimento de R$ 7 bilhões anunciados para a América Latina até 2026.

Com aproximadamente 80 novos robôs e a instalação de maquinário de solta a laser tri-focal para fazer a solda do teto com as laterais, a capacidade da unidade foi ampliada em 33%. Cerca de 180 novos funcionários foram contratados e outros 100 serão contratados em 2023.

Como é o Polo Track, o Gol 2023?

O Polo Track está em pré-venda desde novembro por R$ 79.990 e será lançado, de fato em fevereiro. Foi criado justamente para ser o sucessor do Gol e custa praticamente o mesmo que um Gol básico.

Continua após a publicidade
NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)

A nova versão de entrada do Polo será a única fabricada em Taubaté, enquanto as mais caras serão montadas em São Bernardo do Campo (SP), ainda que com algumas peças de estamparia fabricadas em Taubaté;

Mas há grandes diferenças entre os dois Polo.

Compartilhe essa matéria via:

O Polo Track tem para-choque dianteiro exclusivo, com uma enorme entrada de ar inferior de plástico sem pintura (assim como sua grade). Seus faróis têm o mesmo formato do antigo Polo, a diferença é que é monoparábola e há uma placa cromada na parte superior e não tem luzes de led como as versões acima dele (o Polo 1.0 MPI custa R$ 82.990). Então não tem o mesmo ganho de iluminação capaz de compensar a ausência de faróis de neblina.

NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)

Na lateral, retrovisores e maçanetas não são pintados, mas as calotas exclusivas têm pintura na cor preta. As rodas de aço com calotas acinzentadas têm só quatro furos (como o Gol), enquanto outros Polo usam cinco furos.

NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)

A traseira tem as novas lanternas acinzentadas das outras versões do Polo, um para-choque com relevos base para evocar alguma atitude aventureira e o nome “Track” em um adesivo no meio da tampa. E só.

Continua após a publicidade
NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)

Por dentro, a forração dos bancos é exclusiva, com detalhes na cor cinza e costuras contrastantes no tecido. A faixa central no painel tem elementos em alto relevo e as portas tem uma parte em tom de cinza mais claro na área do braço.

NOVO VW POLO TRACK 2023
(Divulgação/Volkswagen)

Além disso, é o único Polo sem central multimídia de série. Um aparelho com tela de 9 polegadas compatível com o volante multifucional será vendido como acessório nas concessionárias, assim como o sensor de estacionamento traseiro. Ainda tem quatro alto falantes, quatro airbags, controles de tração e estabilidade, e hill holder.

O motor é o três-cilindros 1.0 de 84 cv e 10,3 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas. É o mesmo conjunto do Polo MPI, que também equipa os últimos Gol.

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A melhor notícia da Black Friday

Assine Quatro Rodas e tenha acesso digital a todos os títulos e acervos Abril*.
E mais: aproveite uma experiência com menos anúncio!
É o melhor preço do ano!

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

O plano para estar bem informado sobre tudo! Acesso digital ilimitado aos conteúdos dos sites, apps e acervos de todas publicações Abril.

a partir de R$ 2,00/semana

a partir de R$ 1,00/semana*
(Melhor oferta do ano!)

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

O plano completo da Quatro Rodas para ter acesso aos conteúdos exclusivos em todos os formatos: revista impressa, site com notícias 24h, edições digitais e acervos de todos os títulos Abril nos apps.

a partir de R$ 12,90/mês

a partir de R$ 9,90/mês
(Melhor oferta do ano!)

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.