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Fiat Pulse e Fastback terão motores Firefly híbridos no Brasil

Atuais modelos da Fiat ganharão novos motores, com mais potência e até versões híbridas nos próximos anos

Por Eduardo Passos
Atualizado em 1 ago 2023, 01h58 - Publicado em 5 jul 2022, 04h00
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  • Quando o SUV cupê Fiat Fastback for lançado, nos próximos meses, a Stellantis encerrará um ciclo de renovação intensa, das marcas Fiat e Jeep. Nos últimos seis anos, a empresa atualizou, respectivamente, as linhas Strada e Toro, Renegade e Compass. Fiat Pulse e Jeep Commander foram lançados há pouco, mas também são frutos desse mesmo ciclo.

    De agora em diante, porém, as duas marcas precisarão extrair o máximo deste catálogo, já que nos próximos anos a Stellantis investirá pesado em outras das suas cinco divisões (Citroën, Dodge, DS, Peugeot e Ram). O plano, para sustentar os portfólios de Fiat e Jeep, já está traçado e envolve híbridos leves e motores bem mais potentes.

    Fiat Pulse 1.3 CVT
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Os primeiros híbridos nacionais da Fiat deverão chegar em 2024, quando Pulse e Fastback serão atualizados. A dupla será dois dos setes eletrificados que a Stellantis lançará no Brasil até 2025.

    Ambos seguirão com os motores 1.0 e 1.3 turboflex, mas se tornarão híbridos leves graças ao sistema de 12V que é ligado ao virabrequim. Além de um desempenho mais ágil, a dupla ficará mais econômica e limpa para atender os limites legais de emissões.

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    É provável que o Pulse supere números como os do Kia Stonic, que em nosso teste fez, a gasolina, 16,1 km/l na estrada e 13 km/l na cidade. Portanto, o Fiat Pulse 1.0 turbo poderia chegar a 13 km/l na cidade e 17 km/l na estrada, com gasolina. Incremento superior a 15% em uma categoria onde isso é muito importante.

    Fiat Fastback
    (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

    Isso porque o motor/gerador que substitui o alternador ligado ao virabrequim via correia dentada não apenas dá um fôlego extra quando o motor é exigido, mas também pode permitir desligá-lo em descidas, recuperar energia da frenagem e auxiliar sistemas que eventualmente roubam desempenho do carro.

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