Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Abril Day: Assine por apenas 4,00

Fiat Fastback 2027 tem interior revelado e confirma visual de “Panda cupê”

Próxima geração do SUV cupê será global, baseada na plataforma do Grande Panda, e aposta em interior inédito com console oval e telas digitais

Por Nicolas Tavares
12 dez 2025, 12h26 •
Fiat Fastback 2027
 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
  • A Fiat vai começar a renovar a sua linha nacional a partir do ano que vem, com a chegada do Grande Panda, carro que vai inspirar o substituto do Argo. O próximo modelo já está em desenvolvimento e será a nova geração do Fastback, que desta vez será um carro global e foi antecipado pelo conceito Giga Panda. O SUV cupê apareceu novamente em testes na Europa e já começa a mostrar os seus detalhes.

    Diferente do Fastback atual (feito sobre a base MLA, do Pulse), a nova geração utilizará a plataforma Smart Car da Stellantis. Trata-se da mesma arquitetura de baixo custo e alta modularidade que equipa os Citroën C3, Aircross e Basalt, preparada para receber mecânica a combustão, híbrida e totalmente elétrica.

    Fiat Fastback em testes
    (Carscoops/Reprodução)

    A grande novidade deste flagra é a cabine. Ao contrário do que se esperava — um clone do interior do Grande Panda ou dos primos da Citroën —, a Fiat desenhou um painel exclusivo para o cupê. O destaque vai para o console central com moldura oval em preto brilhante, criando um contraste visual interessante com o acabamento simulando couro no painel.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    A instrumentação segue a tendência atual: um quadro de instrumentos digital compacto (provavelmente de 7 polegadas) ao lado de uma central multimídia flutuante maior, horizontal. A boa notícia para a ergonomia é a fileira de botões físicos no console, logo abaixo das saídas de ar, facilitando o acesso a comandos essenciais sem depender da tela.

    O volante de dois raios remete ao estilo da Leapmotor, enquanto o seletor de marcha é o conhecido toggle switch (pequena alavanca) já usado em diversos modelos da Stellantis, liberando espaço no túnel central.

    Fiat Fastback 2027

    Continua após a publicidade

    Por fora, o modelo mantém a identidade robusta e “pixelada” da nova família Fiat, mas com proporções anabolizadas. A dianteira exibe faróis de LED afilados (mais finos que os do Grande Panda) conectados por uma grade fechada com o logotipo retrô da marca.

    A lateral revela para-lamas esculpidos que o distanciam visualmente do Citroën Basalt, seu “primo” de plataforma que também aposta na silhueta cupê. O teto tem caimento acentuado em direção à traseira, que termina em um spoiler do tipo ducktail (rabo de pato) integrado. As lanternas traseiras são finas e horizontais, mantendo a assinatura luminosa em pixels.

    Sendo um projeto global, o novo Fastback terá um leque variado de motores. Na Europa, a aposta recai sobre o motor 1.2 PureTech híbrido leve e versões 100% elétricas.

    Continua após a publicidade
    Futuro Fiat Fastback é flagrado em testes na Suécia
    Futuro Fiat Fastback é flagrado em testes na Suécia (KindelAuto/Reprodução)

    Para o Brasil, a lógica aponta para o motor 1.0 turbo flex (hoje com 130 cv e 20,4 kgfm), muito provavelmente atualizado com o sistema Bio-Hybrid de 12V da Stellantis para melhorar o consumo e reduzir emissões. A transmissão seguirá automática do tipo CVT.

    Dinamicamente, o uso da plataforma Smart Car deve trazer um acerto de suspensão focado em robustez, similar ao visto nos recentes lançamentos da Citroën, mas com a calibração mais firme típica da Fiat.

    Continua após a publicidade

    A Fiat planeja a revelação oficial do modelo para o início de 2026. Ele chegará para atuar acima do Grande Panda. Enquanto por aqui ele deve manter o nome Fastback, na Europa especula-se que o carro irá reviver o batismo Multipla.

    Seus principais rivais serão o Volkswagen Nivus (que deve ganhar uma nova geração em breve) e o próprio Citroën Basalt, criando uma disputa interna na Stellantis pelo consumidor de SUVs estilo cupê.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

    ABRILDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    ABRILDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês.