Fãs brasileiros do Honda Civic se viam carentes de novidades à medida em que o sedã médio ganhava novas versões no exterior e, por aqui, seguia o caminho oposto. Mas a espera valerá a pena e nosso país já recebeu duas unidades do novo Honda Civic e:HEV — modelo híbrido inédito no mundo todo.
Black Friday! Assine Quatro Rodas por apenas R$ 6,90
Os carros vieram da Tailândia, onde a Honda mantém centro de desenvolvimento de outros produtos que cruzarão o mundo em breve, como o City Hatchback. As informações exclusivas de QUATRO RODAS dão conta de que o Civic híbrido ainda terá motor 2.0, contrariando apostas globais de que, junto ao motor elétrico, estaria o 1.5 turbo do Civic a combustão.
Pequena locomotiva
O Civic híbrido será o segundo de três lançamentos híbridos da Honda no Brasil até 2023. Tal como seu irmão mais velho Accord, o sedã médio usará o inovador powertrain e:HEV, propagandeado com orgulho pela japonesa.
Nesse sistema, semelhante ao funcionamento de uma locomotiva diesel-elétrica, há um motor elétrico e outro, a gasolina, que pode funcionar tanto para mover o carro quanto para recarregar as baterias. A escolha, porém, não é feita pelo motorista, mas por computadores embarcados.
Desse modo, o Civic híbrido usará o melhor da energia elétrica — torque instantâneo — em deslocamentos urbanos, feitos com mais conforto, silêncio e economia. Basta acelerar na estrada, porém, que o 2.0 assumirá o comando. Com cada motor funcionando quando é mais eficiente, tem-se um consumo que, no Civic, poderia chegar aos 30 km/l.
Como os dois motores nunca impulsionam o carro juntos, não faria sentido calcular a potência combinada do conjunto, que contará com o mesmo e-CVT do Accord para o acoplamento do quatro-cilindros. Esse motor deverá ser o mesmo do sedã grande, ao menos na versão de topo da linha híbrida, com 145 cv e 17,8 kgfm.
Ainda que esse número assuste, vale lembrar que a lógica do sistema e:HEV causa surpresas. Com o motor elétrico de estimados 130 cv e 25,8 kgfm entrando em jogo, o Civic híbrido passou a ser cogitado para compor a gama esportiva do icônico sedã.
Não à toa, diz a imprensa japonesa, flagras de modelos idênticos aos chegados no Brasil traziam detalhes estreados pelo Civic Si, como rodas exclusivas de aro 18.
Em meio a uma longa série de novidades, a Honda deverá apresentar o Civic híbrido no primeiro trimestre de 2022. Também no ano que vem, o modelo deverá chegar ao Brasil em versões híbridas e convencionais, estas sempre com motor 1.5 turbo de 182 cv.