Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Confirmado: SUV cupê do Pulse e rival do Nivus vai se chamar Fiat Fastback

Segundo SUV em um ano, o Fastback estreia ainda em 2022 como o Fiat mais sofisticado fabricado no Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 nov 2022, 18h55 - Publicado em 10 jun 2022, 00h54
fastback e o nome do novo suv coupe da fiat
 (Divulgação/Fiat)
Continua após publicidade

O SUV cupê baseado na mesma plataforma MLA do Pulse teve seu nome confirmado. O Fiat Fastback será lançado ainda no segundo semestre de 2022 e promete ser mais sofisticado que o Volkswagen Nivus e que o próprio Fiat Pulse.

QUATRO RODAS acompanha o Projeto 326 desde abril, antes mesmo de as primeiras mulas de testes serem flagradas nas ruas e antecipou na edição de setembro de 2021 que seu nome seria Fastback. Agora, por meio de um teaser, a Fiat confirmou o batismo com o nome que em 2018 identificou o conceito de um SUV cupê derivado da Fiat Toro. Foi, de fato, o embrião do projeto.

A boa aceitação daquele design fez a Fiat buscar um meio de lançar um SUV cupê. A aprovação do projeto veio há um ano e meio e a fabricante optou por usar a base do seu primeiro SUV fabricado no Brasil.

Projeção do Fiat Fastback
Projeção do Fiat Fastback (Renato Aspromonte/Quatro Rodas)

O Fiat Fastback 2023 aproveita a plataforma MLA e sua dianteira será idêntica a do Pulse Abarth, que também será lançado ainda em 2022. Para ter o perfil de cupê, porém, suas portas traseiras terão o mesmo formato das usadas pelo Cronos. O balanço traseiro maior proporcionará um porta-malas igualmente maior.

O Fiat Fastback será concorrente direto do Volkswagen Nivus, outro SUV compacto com perfil de cupê. A intenção é posicionar o Fastback numa faixa de preço acima do Pulse, que por sua vez é mais barato e menos equipado que o rival da marca alemã mesmo em sua versão mais cara.

Continua após a publicidade
fastback
Um dos protótipos em argila usados para conceber o carro-conceito Fastback de 2018. O forte vinco no para-lamas traseiros permanece (Divulgação/Fiat)

Pode parecer audacioso, mas o Fastback será o carro mais sofisticado da Fiat fabricado no Brasil. O painel será basicamente o mesmo do Pulse, mas com elementos exclusivos e o quadro de instrumentos digital presente em mais versões. O que realmente fará toda a diferença na cabine será o console central elevado, à moda do Honda HR-V.

Compartilhe essa matéria via:

É no console onde estará posicionado o comando do freio de estacionamento eletrônico. É um tanto exótico oferecer freio de estacionamento eletrônico quando se tem freios traseiros a tambor (assim como o Pulse Abarth), tanto que poucos fornecedores conseguiriam atender à demanda da Fiat. Outra exclusividade dentro da marca ficará por conta do piloto automático adaptativo (ACC), dos seis airbags (o Pulse só tem quatro) e dos faróis full-led (o Pulse ainda tem setas convencionais).

Continua após a publicidade
asdf
Fiat Fastback terá freio de estacionamento por botão e mesmos volante e quadro de instrumentos do Pulse (FCA Fan Brazil/Instagram)

A ideia de deixar o carro com aspecto mais sofisticado se estende ao design da traseira, que promete ser “bastante italiano”, à despeito de alguma semelhança com o BMW X4, especialmente nas lanternas estreitas. Além disso, seu design foi 100% concebido no Brasil.

A intenção da Fiat é tentar desprender seu segundo SUV compacto da pretensão jovial e arrojada do Pulse e oferecer alternativa mais urbana ao Jeep Renegade. Um cruzamento com os preços dos dois modelos, porém, será inevitável. 

Motores, versões e preços do Fiat Fastback 2023

QUATRO RODAS já teve acesso a dados da homologação do Fiat Fastback (o que, de fato, já confirmava seu nome) e ele será vendido em três versões, todas comuns ao Pulse. A básica será a Drive, seguida pela intermediária Audace e pela topo de linha Impetus.

Continua após a publicidade

A parte triste é que, pelo menos até 2023, o Fastback estará disponível apenas com o motor três-cilindros 1.0 12V GSE Turbo com 130 cv e 20,4 kgfm, que hoje equipa apenas as versões mais caras do Pulse, e sempre acompanhado do câmbio CVT com simulação de sete marchas.

Em breve você verá essa assinatura na traseira do SUV cupê da Fiat
Nome e logotipo havia sido registrado junto com a marca “Pulse” há mais de um ano (Reprodução/Fiat)

A forte demanda pelo quatro-cilindros 1.3 GSE Turbo nos Jeep Renegade e Compass, e o iminente lançamento do Pulse Abarth, fizeram com que a Fiat adiasse o lançamento das duas versões do Fastback com 185 cv e 27,5 kgfm: será uma topo de linha, provavelmente Impetus, e a esportiva Abarth.

Continua após a publicidade

Desta forma, o Fiat Fastback Drive 1.0 Turbo terá preço inicial ao redor da faixa entre os R$ 115.290 do Pulse Audace e os R$ 126.990 do Pulse Impetus. O Fastback Audace teria preço ao redor dos R$ 130.000, enquanto o Fastback Impetus poderia beirar os R$ 140.000. Enquanto isso, o Jeep Renegade custa R$ 127.590 na versão Sport e R$ 142.590 na versão Longitude, sempre com o motor 1.3 turbo de 185 cv.

O motor é um problema? Bem, o VW Nivus Highline tem motor 1.0 TSI de 128 cv e hoje custa R$ 136.270. A briga será muito boa.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.