Com mudanças, novo Hyundai Creta 2022 já está homologado no Brasil
Nova geração do SUV manterá 2.0 nas versões de topo ao mesmo tempo que cede à moda do 1.0 turbo. Versões já estão registradas
![Hyundai Creta russo (6) Novo Hyundai Creta russo adianta mudanças que deverão surgir no Brasil](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Hyundai-Creta-russo-6.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O novo Creta nem foi lançado no Brasil e sua reestilização de meia-vida já está em desenvolvimento. Desta vez, porém, o mercado brasileiro pode servir de plataforma para que a Hyundai introduza algumas mudanças, a fim de deixar o SUV compacto com visual mais agradável e mais parecido com os novos Tucson e a picape média compacta Santa Cruz.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.
O facelift completo estreará lá fora entre 2022 e 2023 e mudará principalmente a polêmica dianteira, onde a grade paramétrica que disfarça os faróis deverá ser adotada. Por dentro, o interior do Tucson ainda será repetido, da mesma forma que a coreana fez na caminhonete.
A transição será gradual, e já começou na Rússia, onde o modelo foi lançado com novo padrão na grelha frontal e para-choques levemente redesenhados, entre outras mudanças. O Hyundai Creta 2022 estreia no Brasil entre setembro e outubro com este novo visual.
![Hyundai Creta russo (5) Abertura do porta-malas ganhou novas linhas, que serviram também para lojas novas lanternas](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Hyundai-Creta-russo-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Creta se renovou principalmente atrás, onde foi instalada nova tampa do porta-malas com linhas inéditas e o nome do carro sob o emblema da Hyundai. Com isso, as brake lights foram transferidas para cima e uma extensão das lanternas foi acrescentada à abertura do compartimento de carga. As elegantes saídas duplas do escape também acabaram, cedendo espaço a um cano discreto sob o novo para-choques com aplique em cinza.
Na frente a mudança foi mais sutil, mas a aposentadoria da antiga grade – que deixava expostos componentes do motor, quebrando a harmonia estética – veio em boa hora. A nova grelha tem desenho mais próximo de Tucson e Santa Cruz e reforça o caminho que a coreana busca ao SUV,
A Hyundai também faz mistério até sobre o powertrain do SUV nacional, mas dados obtidos por QUATRO RODAS revelam que o motor 2.0 (166cv/ 20,5 kgfm) será mantido nos modelos mais caros, ao passo que versões de entrada serão equipadas com o mesmo 1.0 turbo GDI (120 cv/17,5 kgfm) do HB20 2022, em substituição ao 1.6 (130 cv/ 16,5 kgfm).
![Hyundai Creta russo (7) Interior da versão russa do novo Hyundai Creta](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Hyundai-Creta-russo-7.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
São 14 versões homologadas no Brasil, mas é improvável que todas sejam lançadas. Seguindo a estratégia do México, haveria quatro possibilidades para a versão de topo: Exclusive, Limited, Platinum ou Ultimate.
Ao mesmo tempo, as três versões inferiores corresponderiam a opções como Absolut, Comfort, Dynamic, Icon, Innova, Limited, Master, Sensation, Style e Tech.
![Hyundai-Creta-2021_ CRETA 2022](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Hyundai-Creta-2021_-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em termos de consumo, o motor 1.0 registrou média combinada de gasolina na casa dos 13,5 km/l, contra 13,1 km/l do 2.0 já em uso na atual geração. Com números tão próximos, o ganho em performance é mais que justificável.
O Hyundai Creta de segunda geração foi lançado no exterior no final de 2019, vivendo intensamente as mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19 e a chegada da nova plataforma E-GMP da Hyundai, que ganhará 23 modelos até 2025. Mas sua plataforma ainda é a mesma do Creta atual.
![Hyundai Creta 2021_11 Hyundai Creta](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/04/Hyundai-Creta-2021_11-e1617736440512.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Previsto para o segundo semestre, o Creta será fabricado em Piracicaba (SP) e oferecerá o serviço de concierge Bluelink, capaz de rastrear e comandar partes do carro via aplicativo. A próxima versão será produzida já a partir de 2022 e, com foco na propulsão elétrica, a Hyundai dá pistas de que a hibridização pode chegar ao seu utilitário compacto.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital
![Capa de QUATRO RODAS 746 Capa de QUATRO RODAS 746](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Capa-de-QUATRO-RODAS-746.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)