Quando um carro novo está em desenvolvimento, são necessários testes que, literalmente, chegam aos milhões de quilômetros rodados. Muitos deles não podem ser feitos em pista fechada, e, para levar a novidade às ruas, as fabricantes usam camuflagens que disfarçam bem o modelo.
Quando falamos de uma reestilização, entretanto, esse zebrado serve apenas para ocultar os retoques estéticos, já que o formato da carroceria entrega facilmente o carro. Com a nova Chevrolet Spin 2024 isso fica claro; mesmo assim, a Chevrolet escolheu uma forma no mínimo contraditória de gerar alguma repercussão.
O monovolume da GM mudará em breve, a fim de responder ao lançamento do novo Citroën C3 Aircross. A Spin ganhará interior bem mais moderno e, por fora, trará novos faróis e lanternas. Praticamente tudo já foi revelado, justamente por conta das Spin camufladas que circulam pelo interior de São Paulo e são facilmente reconhecíveis.
O leitor Gustavo Carnib, porém, se deparou com uma unidade de testes que trazia uma publicidade peculiar. “Espaço que você vê daí, conforto que vai sentir daqui”, dizia o adesivo, com ilustrações o acompanhando. Não havia citação ao modelo do automóvel, gerando um mistério pouco misterioso.
Os predicados da nova Spin também não são ocultos, já que não haverá modificações estruturais. Em suas versões de cinco ou sete lugares, seguem os 4,36 m de comprimento, com 2,62 m de entre-eixos, por exemplo.
Coincidência ou não, o protótipo “publicitário” traz um pouco a mais de camuflagem nos faróis. Mas flagras publicados pelo site Autos Segredos já mostravam que a peça é inteiriça, com leve inspiração no Bolt. As lanternas ainda não são coincidências totalmente e, de fato, o uso de uma régua horizontal entre as duas peças só será confirmado quando não houver mais disfarces.
Uma validação ao slogan, entretanto, é a adição dos bancos usados na nova Montana (que tem airbags laterais e de cortina), que podem agradar mais aos clientes. E considerando que conforto também não se limita à ergonomia, a Chevrolet pode receber uma outra colher de chá: foi confirmado que o modelo estreará, no Brasil, uma geração atualizada do MyLink, a central multimídia que equipa praticamente todos os modelos da marca.
Dessa forma, espera-se uma tela na casa de 10,25” disposta na horizontal. É algo semelhante ao oferecido na Montana, mas maior e com melhor qualidade de imagem e resposta ao toque, além da oferta de aplicativos como Spotify diretamente no sistema operacional.
A Spin poderá ter, segundo informações obtidas por QUATRO RODAS, sincronização de dados e informações entre quadro de instrumentos e central multimídia. Isso só é possível com um quadro digital, que, portanto, deve estrear na reestilização que chega em breve. Ao todo, o modelo poderá ter cerca de 19″ de telas no carro.
O conforto dinâmico, porém, não muda. Segundo o Autos Segredos, o motor 1.8 com câmbio de seis marchas (manual ou automático) será mantido, com seus 111 cv e 17,7 kgfm. A nova Chevrolet Spin chegará às lojas nos primeiros meses de 2024.
Com o marketing acontecendo desde fases preliminares, não seria espantoso que o Big Brother Brasil, mais uma vez, também servisse como chamariz ao lançamento. Até lá, os “testes de divulgação” continuam.