Chevrolet Onix pode ganhar motor a etanol para ficar mais barato em 2026
Objetivo é aumentar os benefícios fiscais do Onix e garantir grandes descontos ao consumidor final; motor seria o mesmo utilizado atualmente

A recente renovação do Chevrolet Onix destacou novidades nas motorizações, que passaram por ajustes de torque e potência. Além de terem buscado maior eficiência, as alterações tiveram como maior objetivo o enquadramento do modelo em programas de incentivos do Governo Federal, com reduções de impostos garantidas a carros com até 115 cv. Agora, a marca planeja ir além: criar uma versão abastecida exclusivamente a etanol para ter benefícios fiscais.
Segundo informações obtidas com exclusividade por QUATRO RODAS, a Chevrolet trabalha em uma mecânica movida apenas a etanol para ser usada em uma nova versão básica do Onix já em 2026. Só não espere por um novo motor para o hatch compacto.
O ponto de partida para esta nova versão será o mesmo 1.0 12V aspirado que já equipa o Onix e o Onix Plus, e que na versão flex gera até 82 cv de potência e 10,6 kgfm de torque quando abastecido com etanol. O que farão é alterar discretamente o motor para que ele tenha um melhor rendimento do etanol, como as câmaras de combustão, a gestão do comando de aberturas de válvulas e mapas eletrônicos, no caso deste último, promovendo um “bloqueio” da gasolina.
Estas mudanças serão suficientes para melhorar o rendimento do motor 1.0 com etanol, já que os motores flex buscam um meio termo entre o melhor rendimento com etanol e gasolina. No entanto, para obter o maior ganho possível com o combustível vegetal seria necessário fazer ainda mais alterações no motor. Este custo de desenvolvimento, porém, a GM estaria tentando evitar.

O objetivo da Chevrolet será obter novos incentivos do programa Mover, já que sendo abastecido apenas a etanol o modelo ficaria menos poluente. Porém, há um entrave nos bastidores. É possível que as regras, que reduzem o IPI em 3%, nas quais a nova configuração se encaixará durem pouco (talvez, apenas até dezembro de 2026) e, assim, o modelo se tornaria um “mico” no mercado de usados.
Por outro lado, os descontos reduziriam substancialmente o preço de compra do modelo zero quilômetro, elevando o volume de vendas, especialmente para frotistas. As empresas deverão ser exatamente o maior público deste carro, pois o plano da GM é que o Onix a etanol só seja oferecido em uma versão de entrada, básica, justificando o foco em preço baixo de compra.