Chevrolet Onix 2025 com novo 1.0 turbo com injeção direta faz até 17,4 km/l
Inmetro já lista o hatchback com mudanças para os motores 1.0 aspirado e turbo, revelando o consumo

O ano mal começou e o Inmetro já atualizou a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE). A novidade foi a adição de diversos modelos da Chevrolet marcados como ano-modelo 25.5, indicando que são os carros já ajustados para se adequar às demandas do Proconve L8. Entre eles está o Chevrolet Onix, que passará a usar o motor 1.0 turbo com injeção direta de combustível.
As modificações feitas no motor 1.0 aspirado de três cilindros ainda não foram reveladas. Atualmente, ele gera até 82 cv e 10,6 kgfm quando abastecido com etanol. Ainda assim, as versões de entrada do Chevrolet Onix com este propulsor ficaram mais econômicas segundo o Inmetro.
No caso deste motor, a melhora foi mais notável com etanol. O rendimento melhorou de 9,3 km/l para 9,6 km/l na cidade (3,2% de diferença) e de 11,4 km/l para 11,9 km/l na estrada (variação de 4,4%).
Utilizando gasolina, o consumo melhorou de 13,3 km/l para 13,8 km/l (+3,7%) no ciclo urbano e de 16,5 km/l para 16,9 km/l (+2,4%). Considerando o consumo energético, o valor cai de 1,46 MJ/km para 1,41 MJ/km.
Chevrolet Onix 2025,5 – consumo com etanol | ||||||||
Consumo Energético (MJ/km) | Urbano (km/l) | Rodoviário (km/l) | ||||||
De | Para | De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
1.0 aspirado manual | 1,46 MJ/km | 1,41 MJ/km | 9,3 km/l | 9,6 km/l | 3,2% | 11,4 km/l | 11,9 km/l | 4,4% |
1.0 turbo manual | 1,50 MJ/km | 1,44 MJ/km | 9,1 km/l | 9,3 km/l | 2,2% | 11,1 km/l | 11,7 km/l | 5,4% |
1.0 turbo automático | 1,66 MJ/km | 1,65 MJ/km | 8,3 km/l | 8,2 km/l | -1,2% | 10,4 km/l | 10,5 km/l | 1% |
Uma das mudanças previstas para este ano será uma atualização do motor 1.0 turbo de três cilindros. Como antecipado em primeira mão por QUATRO RODAS, ele passará a utilizar injeção direta de combustível. Esta versão atualizada do propulsor já está sendo utilizada pelo Tracker, revelando que a potência foi de 116 cv para 121 cv, enquanto o torque subiu de 16,8 kgfm para 18,9 kgfm.
Disponível tanto com câmbio manual quanto automático, ambos de seis marchas, a versão com pedal de embreagem é a que mais melhorou o rendimento. O consumo energético caiu de 1,50 MJ/km para 1,44 MJ/km.

Com etanol, o consumo foi de 9,1 km/l para 9,3 km/l (+2,2%) na cidade e de 11,1 km/l para 11,7 km/l (5,4%). Se abastecido com gasolina e estiver na cidade, o rendimento vai de 13,1 km/l para 13,5 km/l (+3%), enquanto na estrada melhorou de 16,1 km/l para 16,7 km/l (3,7%).
Chevrolet Onix 2025,5 – consumo com gasolina | ||||||||
Consumo Energético (MJ/km) | Urbano (km/l) | Rodoviário (km/l) | ||||||
De | Para | De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
1.0 aspirado manual | 1,46 MJ/km | 1,41 MJ/km | 13,3 km/l | 13,8 km/l | 3,7% | 16,5 km/l | 16,9 km/l | 2,4% |
1.0 turbo manual | 1,50 MJ/km | 1,44 MJ/km | 13,1 km/l | 13,5 km/l | 3% | 16,1 km/l | 16,7 km/l | 3,7% |
1.0 turbo automático | 1,66 MJ/km | 1,65 MJ/km | 11,6 km/l | 12 km/l | 3,4% | 14,9 km/l | 14,8 km/l | -0,7% |
Para quem gosta do carro com transmissão automática, a má notícia é que o Onix 1.0 turbo com este câmbio não ficou muito mais econômico em comparação com a versão manual. Agora fará 8,2 km/l na cidade (+1,2%) e 10,5 km/l na estrada (+1%) com etanol, enquanto fazia 8,3 km/l e 10,4 km/l no modelo anterior, respectivamente. Utilizando gasolina, o rendimento pula de 11,6 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada, para 12 km/l (3,4%) e 14,8 km/l (0,7%), respectivamente.
Ter aparecido na tabela do PBEV logo na virada do ano pode ser um bom sinal de que o lançamento não está longe, considerando que as fabricantes tentam evitar que o carro apareça no Inmetro antes da estreia. Como revelado por QUATRO RODAS, os motores revisados farão parte da linha do hatchback antes mesmo da reestilização, que será lançada ainda no primeiro trimestre como linha 2026.
Chevrolet Onix Plus

A versão sedã do Chevrolet Onix também receberá os motores atualizados, tanto o 1.0 aspirado atualizado quanto o novo motor 1.0 turbo com injeção direta. Mas seus números são curiosos. Com etanol, todas as configurações mecânicas passaram a ter menor consumo energético, mas o consumo dos turbo, seja com câmbio manual ou automático, teve uma leve piora nos dados do Inmetro.
Chevrolet Onix Plus 2025,5 – consumo com etanol | ||||||||
Consumo Energético (MJ/km) | Urbano (km/l) | Rodoviário (km/l) | ||||||
De | Para | De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
1.0 aspirado manual | 1,42 MJ/km | 1,39 MJ/km | 9,3 km/l | 9,7 km/l | 4,3% | 12 km/l | 12,2 km/l | 1,7% |
1.0 turbo manual | 1,44 MJ/km | 1,43 MJ/km | 9,3 km/l | 9,2 km/l | -1,1% | 11,8 km/l | 11,4 km/l | -3,8% |
1.0 turbo automático | 1,58 MJ/km | 1,59 MJ/km | 8,6 km/l | 8,5 km/l | -1,2% | 11,1 km/l | 11 km/l | -0,9% |
Quando se trata do consumo com gasolina, o 1.0 aspirado melhorou o consumo urbano e manteve o consumo rodoviário. Os 1.0 turbo melhoraram todos os consumos discretamente, mas o consumo energético do 1.0 turbo automático, no final das contas, aumentou.
Chevrolet Onix Plus 2025,5 – consumo com gasolina | ||||||||
Consumo Energético (MJ/km) | Urbano (km/l) | Rodoviário (km/l) | ||||||
De | Para | De | Para | Variação | De | Para | Variação | |
1.0 aspirado manual | 1,42 MJ/km | 1,39 MJ/km | 13,5 km/l | 13,9 km/l | 2,9% | 17,4 km/l | 17,4 km/l | = |
1.0 turbo manual | 1,44 MJ/km | 1,43 MJ/km | 13,4 km/l | 13,5 km/l | 0,7% | 16,9 km/l | 17,4 km/l | 2,9% |
1.0 turbo automático | 1,58 MJ/km | 1,59 MJ/km | 12,1 km/l | 12 km/l | 0,8% | 15,8 km/l | 15,6 km/l | 1,3% |