Changan registra SUV elétrico com design futurista e sem retrovisor no Brasil
Avatr 07 tem uma versão com extensor de alcance e promete até 1.100 km de autonomia

A Changan está ensaiando um retorno ao Brasil, depois de uma operação bem apagada entre 2006 e 2016, período em que usou o nome Chana e vendia minivans e caminhões pequenos. Um dos modelos que podem aparecer no país é o Avatr 07, um utilitário elétrico de grande porte, que apareceu em um registro do desenho industrial no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O presidente da empresa, Zhu Huarong, confirmou que o Brasil faz parte dos planos de expansão global da empresa, com a meta de alcançar a marca de 5 milhões de veículos vendidos mundialmente até 2030. A empresa almeja se tornar uma das 10 maiores fabricantes do mundo.

Um dos modelos da marca de elétricos Avatr, o 07 também é um de seus modelos mais atuais, sendo o terceiro a chegar às lojas. Lançado em 2024, o SUV grande foi o primeiro a adotar um sistema de extensor de autonomia, além de estrear as novas baterias híbridas da CATL.
O veículo é movido por motor elétrico de 314 cv posicionado no eixo traseiro e, dependendo da versão, pode receber um segundo motor de 178 cv para as rodas dianteiras, passando a ter tração integral. Ao optar pela versão com o extensor de alcance, o carro passa a vir com um 1.5 turbo de 156 cv que não é conectado às rodas, servindo apenas de gerador de energia.

As versões elétricas usam uma bateria de 82,16 kWh, o que dá uma autonomia de 610 km (CLTC) nas variantes de tração integral e 650 km na de tração traseira. Quando equipado com o extensor de alcance, a bateria é substituída por uma de 39,05 kWh. O conjunto utiliza células de íons de lítio e íons de sódio posicionadas em série, estas últimas usadas para compensar a perda de desempenho das baterias LFP no frio.
Pelo ciclo de testes chinês CLTC, o Avatr 07 com extensor tem uma autonomia de até 1.100 km, o que é um número bem generoso. Na vida real, o valor deve ficar por volta de 900 km.
Se vier mesmo ao Brasil, o 07 não será muito barato, até por conta de seus posicionamento. É um SUV de 4,82 metros de comprimento, fazendo com que seja maior do que um Jeep Commander e seus 4,77 m.

Não é o único carro em testes no Brasil. Em janeiro, o Avatr 11 apareceu nas ruas sem camuflagem. Tem o diferencial de ser um utilitário com ares de cupê, mas com a mesma motorização que o Avatr 07.
Quando anunciou que viria ao Brasil, a Changan explicou que está criando uma estrutura de marca global unificada com os carros da própria Changan e também da Deepal e Avatr. A Deepal é uma marca de carros elétricos um pouco mais acessível e que inclusive vende alguns carros da submarca Changan com o seu nome em alguns países.