Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Carro que pula, BYD Yangwang U9 já está no Brasil para testes

Supercarro de 1.305 cv que promete chegar aos 100 km/h em 2 s e saltos de até seis metros está no Brasil e já tem placa de teste

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 jan 2025, 15h51
BYD Yangwang U9
 (Gustavo A./ Placa Verde/Reprodução)
Continua após publicidade

A BYD já tem pelo menos uma unidade do Yangwang U9 no Brasil. Trata-se do primeiro supercarro da BYD, com mais de 1.300 cv e com suspensão capaz de fazer o carro pular e foi flagrado sendo descarregado na sede da empresa em São Paulo. O flagrante foi publicado pelo Placa Verde, no Instagram.

O carro, de fato, já estava com placa verde, de uso temporário. Mas a presença do BYD Yangwang U9 no Brasil não necessariamente indica que o supercarro elétrico será vendido por aqui. A empresa também trouxe uma unidade do Yangwang U8, seu SUV mais sofisticado, que vem sendo usado em eventos fechados para testar a receptividade do seu público potencial. Afinal, estes carros são caros até mesmo na China.

BYD Yangwang U9
(Divulgação/BYD)

Yangwang, aliás, é a submarca mais luxuosa da BYD na China. Contudo, no Brasil a empresa caminha para concentrar suas marcas de luxo (Denza, Fang Cheng Bao e Yangwang) sob o chapéu da Denza.

O Yangwang U9 é enorme para os padrões dos supercarros: tem 4,96 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,29 m de altura, e 2,9 m de entre-eixos. E ainda pesa 2.475 kg, culpa da bateria Blade de 100 kWh fabricada pela FinDreams, uma subsidiária da BYD.

Continua após a publicidade
BYD Yangwang U9
Carros da Yangwang também seriam vendidos nas concessionárias da Denza (Divulgação/BYD)

Uma curiosidade é que, ao volante, a posição de dirigir é tão elevada quanto a de um carro normal

A plataforma eletrônica é a e4, a mesma do SUV Yangwang U8 com um motor de 326 cv responsável por cada uma das rodas. O pico é de 1.305 cv e e 130,5 kgfm de torque. Mas a aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 2 s, como promete a BYD, e a velocidade máxima de 300 km/h soam quase um milagre diante do peso do U9.

Continua após a publicidade
BYD Yangwang U9
(Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

Motores elétricos e os sistemas da suspensão hidráulica também pesam bem, mas passam a sensação de tudo ser friamente calculado. Para contornar melhor as curvas, entram em ação a vetorização de torque independente para cada motor e o controle individual de cada uma das suspensões por meio de um sistema hidráulico com atuação mais rápida que os sistemas pneumáticos mais tradicionais, e com mais amplitude que aquela possível usando amortecedores magnéticos.

BYD Yangwang U9
BYD Yangwang U9 (Divulgação/BYD)
Continua após a publicidade

A suspensão Disus-X é quem vai fazer o carro grudar no chão, mesmo com a alta potência. Ela controla os movimentos laterais, longitudinais e verticais da carroceria de maneira independente em cada uma das rodas, permitindo até que ele ande com apenas três pneus em contato com o solo. Mas o que fez a fama do modelo é sua teórica capacidade de até saltar sobre buracos ou obstáculos, cerca de 6m a 120 km/h. 

O acesso à cabine é feito por portas do tipo tesoura, com abertura elétrica. A cabine tem quadro de instrumentos é digital e outra tela igual que vai na frente do passageiro para seu entretenimento. Desta forma, a tela central vertical pode ser usada apenas para controlar funções do carro.

O BYD U9 custa o equivalente a 230.00o dólares ou R$ 1.400.000 no câmbio atual sem impostos. Considerando a correlação de preços entre os carros da BYD no Brasil e na China, um Yangwang U9 custaria cerca de R$ 3 milhões no Brasil. 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.