Caoa Chery doa parte do terreno da fábrica em Jacareí para a Omoda e Jaecoo
Empresa brasileira ainda não define o que vai fazer com a fábrica, mas já doa um terreno nos arredores para uma empresa que é da Chery

Após quase três anos sem operar, a fábrica da Chery em Jacareí (SP) segue sem um destino definido. Enquanto isso, a Caoa Chery doou uma parte do terreno da fábrica para a Acteco Brasil, empresa que tem como nome fantasia Omoda & Jaecoo, justamente a divisão da Chery que iniciará a venda de carros no país nos próximos meses.
Conforme antecipado por QUATRO RODAS, a produção nacional da nova empresa pode começar ainda em 2025.
Segundo o jornalista Bruno de Oliveira, do site Automotive Business, um documento obtido pela reportagem revela que foi feita a doação de um terreno de aproximadamente 436 mil ² para Acteco. Está assinado pelos atuais donos da Caoa e pelos representantes da Chery International.
A Acteco Brasil foi a empresa estabelecida pela Chery no país em 2013 e tem o nome da divisão de motores da fabricante. Ou seja, o terreno apenas foi para as mãos da Chery, que por sua vez mexeu na Acteco para que se torna-se a Omoda & Jaecoo.

O plano da Omoda & Jaecoo era começar a produção local ainda em 2025, fazendo a montagem de kits CKD importados da China. A fábrica de Jacareí já operava desta maneira com o Arrizo 5 e o Tiggo 2 (depois Tiggo 3X).
A Automotive Business ainda conversou com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região sobre a fábrica, que disse não haver nada oficial por parte das empresas. Porém, membros do sindicato falam sobre uma volta da produção no começo do segundo semestre e a entidade diz que o Corpo de Bombeiros realizou vistorias no local.
Oficialmente, a Omoda Jaecoo não comentou o assunto e a Caoa Chery confirmou a doação da fábrica para a Acteco, explicando que é parte do terreno e não a própria fábrica, que ainda não tem uma definição sobre o que será feito com a linha de montagem.

Em outubro de 2023, QUATRO RODAS foi até a China para conhecer os carros da Omoda & Jaecoo em primeira mão e, desde aquele momento, os executivos falavam que tinham interesse em produzir no Brasil e que queriam usar a linha de montagem em Jacareí. Shawn Xu, vice-presidente da Chery International e CEO da Omoda Jaecoo, explicou que o local tem um significado especial, por ser a primeira fábrica da Chery fora da China – o executivo inclusive foi diretor do complexo.
Desde então, a Chery negociava com o Grupo Caoa para conseguir utilizar Jacareí, aproveitando que a operação estava parada. A Caoa encerrou a produção no local em 2022 e dizia que voltaria a fabricar no interior paulista até 2025, após atualizar a unidade para a produção de carros híbridos e elétricos.

O plano da Omoda & Jaecoo era produzir carros de maior volume aqui, como o Omoda 5 e, possívelmente, o futuro Jaecoo 5 – por enquanto, descartado para o Brasil. Zhang Guibin, presidente da Chery International, disse à QUATRO RODAS em 2024 que a meta era transformar a fábrica em um polo de exportação para toda a América Latina, atendendo mercados como Argentina e Chile.
Enquanto o destino da fábrica em Jacareí vai sendo decidido, a Omoda & Jaecoo segue trabalhando para começar a vender os carros importados da China. Após um atraso no início da operação, antes marcada para o final de 2024, a nova data de estreia é o 1º trimestre deste ano, com o SUV cupê Omoda 5 e o utilitário Jaecoo 7, este último na versão híbrida plug-in.