O BYD Song Plus enfim deixará de ser o único carro híbrido da chinesa no Brasil. No próximo mês de junho, ele ganhará a companhia do Song Pro, SUV médio que ficará posicionado abaixo do que já é vendido por aqui. Ainda não há preços definidos, mas poderão ficar abaixo dos R$ 200.000 para concorrer com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Apesar de guardar muitas semelhanças na linguagem de design com o Song Plus, as diferenças e simplicidades do Song Pro começam já no visual. Mesmo assim, faróis e lanternas são em led, e há teto solar panorâmico desde a versão mais barata do modelo – ao menos na China.
Ele também tem medidas semelhantes com seus 4,73 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,70 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Ou seja, é 3 cm menor na largura e 5 cm no entre-eixos, mas é 3 cm maior no comprimento e 2 cm mais alto que o “irmão” mais caro.
O interior também remete ao do Song Plus com aparente simplicidade, mas ainda assim com variedades de texturas e materiais, partes emborrachadas no painel, central multimídia giratória de 15,6 polegadas, quadro de instrumentos digital, ar digital de duas zonas e banco do motorista com ajustes elétricos. Itens que são de praxe nos modelos da BYD.
A motorização do Song Pro combina um motor 1.5 aspirado a outro elétrico, que resultam em uma potência combinada de 197 cv (portanto, menos que os 235 cv do Song Plus). O SUV é um híbrido plug-in, ou seja, permite ser recarregado em rede elétrica.
Ainda não se sabe qual será o tamanho da bateria utilizada por aqui, já que na China há opções de 12,9 kWh e 18,3 kWh. Com a menor, a autonomia elétrica do modelo é de 71 km (segundo o ciclo NEDC) e, com a maior, de 110 km.
Ou seja, no melhor dos casos, a autonomia pode ser maior que a oferecida pelo atual Song Plus. Porém, isso não deverá durar muito, já que o Song Plus mudará em breve para ficar mais potente e ganhar maior autonomia.