Há um ano no cargo, o novo CEO da Honda para a América do Sul, Atsushi Fujimoto, deu ontem sua primeira entrevista no Brasil, para a imprensa especializada onde falou de todos planos da Honda para os próximos anos. Inclusive, adiantou todos os lançamentos da marca até 2023.
Além de voltar a ter mais carros à venda (hoje, tem apenas o City sedã e o City hatch), a fabricante japonesa prometeu atender antigos anseios dos brasileiros: importará a nova geração do Civic Type R.
Lançamentos da Honda no Brasil em 2022:
Novo Honda HR-V: a terceira geração do SUV compacto chega em agosto deste ano, em quatro versões de acabamento, sendo duas equipadas com motor 1.5 DI (o mesmo do novo City, com injeção direta) e duas com o 1.5 Turbo Flex (Touring e RS, se seguir o modelo tailandês), que também terá injeção direta, mas foi desenvolvido especialmente para nosso mercado, por conta da tecnologia bicombustível.
Segundo o executivo, o novo modelo será uma nova referência no segmento graças ao conteúdo tecnológico com recursos de segurança, meio-ambiente e conectividade.
Um desses recursos será o sistema de segurança Honda Sensing que usa uma câmera e quatro sensores e radares para auxiliar os dispositivos de assistência ao motorista (ADAS) como piloto automático adaptativo, o assistente de permanência em faixa e a frenagem automática de emergência. Seria mais completo que o sistema disponível no City Touring, portanto.
Além destas inovações, Fujimoto mencionou também outras menos evidentes, mas que os motoristas também devem perceber como o aumento da rigidez torcional da carroceria em razão do uso de aços de alta resistência e também pelo novo processo de solda introduzido na fábrica de Itirapina.
Batizado de Inner Frame, esse processo finaliza o monobloco em uma mesma estação sem a necessidade de deslocar o conjunto, o que resulta em maior precisão e qualidade do trabalho. Esse processo é semelhante ao que foi adotado pela Hyundai, na fábrica de Piracibaba (SP) e pela Stellantis, em Goiana (PE).
Novo Honda Civic: Fujimoto confirmou o lançamento do novo Honda Civic, para o quarto trimestre de 2022, sem dar detalhes do produto. Mas, como já informamos anteriormente, o sedã que deixou de ser produzido no Brasil na virada do ano estreia em nova geração, a décima primeira, e será importado em versão híbrida.
O novo Civic será equipado com o mesmo motor e:HEV do Honda Accord, que usa um motor a combustão 2.0 movido a gasolina, com injeção direta de combustível e ciclo Atkinson, mais eficiente, mais dois elétricos, um deles com a função principal de gerador e o outro sim com a responsabilidade de tracionar o motor. Esse tem 184 cv e 32,1 kgfm de torque.
Lançamentos da Honda no Brasil em 2023:
O executivo adiantou também três novidades para nosso mercado, no próximo ano. Todas importadas e ainda sem data definida para chegar,
Novo Honda CR-V: a única informação que o CEO forneceu é que será uma versão híbrida. Mas, sendo um modelo 2023, já se trata do exemplar da nova geração, a sexta, que terá lançamento mundial em 2023.
Provavelmente o novo CR-V chegará por aqui, pelo menos seis meses depois de apresentada em outros países como Japão e Estados Unidos. Pelo que se sabe, o CR-V terá dimensões ainda maiores que as atuais, se posicionando entre os SUV grandes, enquanto o nosso HR-V é compacto e o HR-V norte-americano, será médio.
SUV inédito: Fujimoto anunciou também um novo SUV, ainda sem nome definido. Antes que o SUV do City, que vem sendo desenvolvido na Tailândia, seja aventado é bom deixar claro que esse SUV misterioso será justamente o novo Honda HR-V norte-americano, que terá outro nome por aqui – e também na Europa.
Ele será maior que o nosso HR-V, que compartilha a plataforma com o City. Sua plataforma é a mesma do novo Civic. Sendo assim, pode-se esperar que ele desembarque no Brasil tendo a mesma motorização e:HEV.
Novo Honda Civic Type R: outra novidade mundial da marca, a nova geração do Honda Civic Type R será vendida no Brasil pela primeira vez e já chegará com um rival na mira: o GR Corolla, também confirmado.
Agora derivada do novo Civic, de décima primeira geração, o hatch esportivo nem sequer foi oficialmente apresentado. Ainda não existem muitas informações desse carro, mas é quase certo que terá motor 2.0 VTEC Turbo, com potência superior aos 320 cv da versao atual, lançada em 2017.
Eletrificação em vista
Como a entrevista aconteceu alguns dias depois da Honda do Japão ter anunciado sua estratégia para as próximas décadas, com a meta de reduzir a zero as emissões de CO2 e as mortes no trânsito até 2050, Fujimoto respondeu muitas perguntas sobre a participação da Honda do Brasil, nessa estratégia.
Segundo ele, a empresa estuda todas as possibilidades tecnológicas para o Brasil, mas que a eletrificação depende muito das oportunidades do mercado. E que, no momento, o Brasil caminha de forma mais lenta que em outros países, em relação à mobilidade elétrica.
Ele citou a sazonalidade das chuvas que diminui a geração da energia elétrica, e a necessidade de políticas oficiais para incentivar a mobilidade elétrica, como entraves para o avanço dessas tecnologias elétricos no país, entre outros fatores. E disse que o etanol é uma boa alternativa para o país, como fonte de energia mais limpa que os combustíveis fósseis.
A Honda do Japão anunciou investimentos de 8 trilhões de ienes (cerca de 64 bilhões de dólares), nos próximos 10 anos, empregados em desenvolvimento de eletrificação e software, o que inclui pesquisa de novas baterias do estado sólido e 30 novos veículos elétricos até 2030, para um volume de produção annual estimado em 2 milhões de unidades.
Na estratégia da matriz japonesa, a empresa contempla principalmente os mercados dos Estados Unidos e da China, além do Japão.