Aion Y, ES e Hyptec: conheça os GAC que rodam até 362 km por carga no Brasil
Chinesa chegará ao Brasil até junho com SUV e sedã elétricos, além de um utilitário premium

Se você achava que o Brasil tinha poucas marcas chinesas após a chegada da BYD, GWM, Neta e Zeekr, prepara-se, pois tem mais algumas desembarcando nos próximos meses. Uma delas será a GAC Motor, que inclusive já está com três modelos com autonomia padrão homologada junto ao Inmetro.
A estratégia da GAC será lançar sete veículos no Brasil ao longo de 2025, chegando a 10 modelos diferentes em um futuro próximo – QUATRO RODAS, inclusive, encontrou 11 carros diferentes da marca em São Paulo.
Os três modelos com o número oficial do Inmetro são da submarca Aion, especializada em elétricos. O primeiro deles é o Aion Y Plus, um monovolume com jeitão de SUV e que não é nada pequeno, pois mede 4,53 metros (como comparação, o Jeep Compass tem 4,40 m). Ou seja, acabará sendo um rival para BYD Yuan Plus.
A autonomia oficial, segundo o Inmetro, é de 318 km, indicando que deverá ter a bateria de 63,98 kWh, a opção mais barata e que, pelo ciclo WLTP, fornece 430 km de alcance. Está disponível também com um conjunto de 76,8 kWh. Seu motor será um de 204 cv.
O segundo da lista é o Aion ES, nome global para o sedã S Plus. É um carro que tem sido visto pelas ruas e que tentará aproveitar a falta de sedãs elétricos. Enorme, tem 4,81 m de comprimento, apenas 1 cm mais do que o BYD Seal.
O Inmetro diz que a autonomia será de 314 km. A versão global costuma utilizar uma bateria de 55,2 kWh, mas ainda não sabemos se será a opção para o Brasil. Alguns países tem um motor de apenas 134 cv, o que seria pouco ao compará-lo com os rivais. Outra opção é o propulsor de 224 cv.

Apesar de estar listado com o nome da Aion, o terceiro carro agora é de outra submarca da GAC, a Hyptec. Trata-se do Hyptec HT, um SUV com uma clara inspiração no Tesla Model Y, contando até com as portas asa de gaivota – que não devem ser oferecidas por aqui, optando por portas convencionais.
Deverá vir equipado com as baterias de 83,3 kWh, devido a autonomia declarada pelo Inmetro de 362 km. Não é uma surpresa, pois é o mesmo conjunto usado em outros países. Esta bateria sempre abastece o motor elétrico de 340 cv.
Fontes ouvidas por QUATRO RODAS dizem que a GAC estreará com quatro carros, sendo dois híbridos e dois elétricos. A facilidade para homologar um veículo elétrico justificaria o fato dos três aparecerem primeiro na tabela oficial de etiquetagem veicular e é possível que o Hyptec HT fique para depois, por ser um modelo bem mais caro.
A promessa da empresa era iniciar as vendas ainda no primeiro semestre com cinco carros, chegando a sete no segundo semestre e dez no ano que vem. Inicialmente, virão importados da China, mas a fabricante já anunciou um investimento de R$ 6 bilhões para produzir no Brasil, com planos de fazer carros a combustão, híbridos e elétricos.