Novo Pajero? Mitsubishi revela conceito de SUV com cinco motores e seis lugares
Sistema híbrido plug-in tem tração nas quatro rodas graças aos motores elétricos
O Salão do Automóvel de Tóquio 2025 reuniu diversos conceitos, entre eles o Mitsubishi Elevance, que está sendo apontado como possível novo Pajero Full. Vale lembrar que o SUV saiu de linha em 2021, mas há rumores para a volta da nomenclatura.
A Mitsubishi não deu muitos detalhes sobre o conceito, mas fez questão de revelar que o conceito tem cinco motores. O SUV é híbrido plug-in e tem dois motores elétricos nas rodas dianteiras e dois elétricos montados nas rodas traseiras.
Eles trabalham em conjunto com um motor a combustão que a Mitsubishi promete ser de “alta eficiência” e capaz de queimar combustível carbono zero, mas sem especificar se o combustível em questão é vegetal, como etanol, ou gasolina sintética.
A marca também não deu detalhes de qual o motor a combustão em questão. Ainda informou que o Elevance é equipado com uma “bateria grande”, mas sem detalhar a capacidade. Um exemplo de SUV híbrido plug-in com grandes baterias é o Volvo XC70 com células de 39,6 kWh.
No interior, o Elevance tem três fileiras de assentos, mas em configurações 2+2+2, ou seja, capacidade para seis pessoas. É possível que a versão de produção adote a configuração convencional para sete passageiros. Voltando ao conceito, os bancos dianteiros são giratórios e permitem ficar de frente aos passageiros da segunda fileira.
O volante possui formato octagonal e sustenta uma pequena tela no central, algo que é impensável para um veículo de produção. Os comandos do ar-condicionado são feitos por uma fina barra sensível ao toque bem próxima a própria saída de ar.
Apesar das grandes telas, há alguns botões físicos, como ao lado do painel de instrumentos preso no volante, bem como no console central, neste caso para que o motorista alterne entre os modos de condução.
Vale lembrar que um protótipo foi flagrado esse ano com a dianteira muito similar ao Mitsubishi Elevance, mas a marca também não tem o costume de levar as ousadias de seus conceitos para a linha de produção.





