Conforme havíamos adiantado, a segunda geração do Duster foi apresentada hoje no Salão de Frankfurt.
O SUV foi lançado com a marca Dacia e na Europa se destaca como um dos utilitários mais acessíveis. O modelo europeu será equipado com os novos motores gasolina e diesel da Renault.
Previsto para 2019, o modelo nacional será lançado com o já conhecido 1.6 SCe na versão de entrada, com opção de câmbio CVT. Porém, o veterano motor 2.0 F4R será renovado com o objetivo de reduzir consumo e emissões. As versões equipadas com ele deverão adotar o start-stop.
Mudanças visuais
O utilitário foi totalmente renovado e os faróis ganharam leds diurnos. Integrados à grade, eles conferem uma sensação maior de largura.
A agressividade no visual fica por conta dos vincos demarcados no capô. Durante a apresentação a marca descartou por enquanto uma configuração com sete lugares.
No interior, a tela touchscreen de sete polegadas apresenta o Media NAV 2. Ela está localizada agora mais na altura dos olhos do motorista, facilitando a sua operação.
Os assentos têm nova estrutura e apoiam melhor as costas dos passageiros. O espaço bom espaço interno permanece o mesmo, assim como a capacidade do porta-malas.
A coluna de direção ganhou ajuste de altura e de profundidade, a primeira geração tinha apenas a regulagem vertical. Segundo a Dacia, a acústica foi retrabalhada para ampliar o conforto.
O novo Duster terá ESP, controle de tração, airbags do tipo cortina e laterais dianteiros. Há ainda as estreias do ar-condicionado digital, chave presencial tipo cartão e câmera 360 graus para auxiliar nas manobras.