Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Os eleitos: as fabricantes de automóveis com os melhores pós-venda em 2021

A pesquisa Os Eleitos, que desde 2001 revela os melhores veículos de acordo com a opinião dos donos, traz novidades nesta 21ª edição

Por Fábio Black
28 dez 2021, 00h20
Dois Toyota Corolla Cross 2.0 XRE, um branco e outro vermelho, vistos de 3/4 de frente
Os Eleitos 2023 constatou que o Toyota Corolla Cross é o carro que mais satisfaz seus donos no mercado nacional (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Eleitos Pós Vendas
(Lucas Storalic/Quatro Rodas)

1º – TOYOTA – 96,9
A fama de cuidar bem de seus automóveis no pós-venda se confirmou de fato. Em uma espécie de déjà vu, a Toyota repetiu o primeiro lugar do ano passado. Na prática, isso significa que o dono do carro terá um atendimento justo quando precisar recorrer à rede autorizada, estando ou não com o veículo na garantia.

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

A propósito, além de conquistar o título, a marca até melhorou seu índice de satisfação com os clientes, que subiu de 96,1 em 2020 para 96,9 este ano. A pesquisa avaliou nove quesitos e envolveu dez montadoras. A empresa foi melhor que as concorrentes em três itens: qualidade dos trabalhos executados (96,2), disponibilidade de peças (97,7) e transparência na relação com o cliente (92,8).

Em aspectos como preço dos serviços (101,8), prazo para a realização do reparo (100,9) e relação custo/benefício na rede autorizada (101,1), ela perdeu apenas para a rival Honda. No quesito pontualidade para realização dos serviços (95,3), a Toyota ficou em terceiro lugar, atrás da Honda e da Hyundai, nessa ordem.

Toyota Corolla XRE e XRX 2022
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A marca japonesa (que tem 279 concessionárias espalhadas pelo território nacional) ficou com índice abaixo da média somente no que diz respeito à qualidade do atendimento (83,1).

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

2º – HONDA – 96,8
A Honda ficou a apenas um décimo da líder. Ela foi a melhor em quatro quesitos, entre os quais pontualidade (99,9), preço dos serviços (104,6) e relação custo/benefício na rede (102,0). Na prática, significa preços competitivos com as oficinas independentes.

3º – HYUNDAI – 94,3
Este ano, a Hyundai perdeu o segundo lugar para a Honda. Em termos de qualidade nos serviços (94,9), só fica atrás das duas líderes. Vem apresentando leve queda no índice (95,7 em 2019 e 95 no ano passado), mas está acima da média em seis dos nove itens pesquisados.

4º – CAOA CHERY – 93,6
A Caoa Chery foi considerada a melhor em qualidade de atendimento (89,2). Além disso, em transparência no relacionamento (92,4) perde apenas para a Toyota. A exemplo da Hyundai (3ª), também conseguiu ficar acima da média em seis dos quesitos da pesquisa.

5º – CHEVROLET – 92,6
A Chevrolet tem apresentado declínio no índice de satisfação. Contra os 94,2 de 2019, a marca registrou 93,4 em 2020 e voltou a baixar este ano. Ficou bem abaixo da média em qualidade do atendimento (83,0) e precisa melhorar na qualidade dos serviços (91,0).

Continua após a publicidade

6º – NISSAN – 90,7
A exemplo da Chevrolet, a Nissan também vem caindo em pós-venda. Do índice de 95,7 em 2019, baixou para 93,3 no ano passado e 90,7 agora. Sinal de alerta ligado. Qualidade no atendimento (82,0) e (in)disponibilidade de peças (83,3) são os pontos críticos.

jeep compass
Pontuações indicam que a Jeep precisa melhorar na qualidade de atendimento ao cliente (Fernando Pires/Quatro Rodas)

7º – JEEP – 90,2
Sexta colocada no ano passado, a Jeep caiu uma posição, e é outra que vem apresentando índice decrescente ano a ano (93,5 em 2019 e 92,4 em 2020). Ela teve a pior nota em transparência (79,0). E na qualidade no atendimento (78,3) também precisa melhorar.

7º – VOLKSWAGEN – 90,2
A VW ganhou uma posição em relação ao ano passado e empatou com a Jeep. Ela apresenta certa estabilidade de pontuação nos últimos anos, mas em um nível baixo. A pesquisa detectou insatisfação com a qualidade do atendimento (79,8), item bem abaixo da média.

9º – RENAULT – 89,7
A Renault teve a pior avaliação em seis dos itens considerados. Foi o caso de disponibilidade de peças (82,9), pontualidade (87,2), qualidade do reparo (88,5) e preço dos serviços (91,8). Desses, falta de peças e qualidade dos serviços são os mais críticos.

Continua após a publicidade

10º – FIAT – 89
Como no ano passado, a Fiat voltou a ocupar a 10ª posição no índice de satisfação, e ficou abaixo da média em todos os nove atributos da pesquisa. As maiores críticas vão para falta de peças (83,8), transparência (81,6) e qualidade de atendimento (75,3).

Critérios de avaliação

• Disponibilidade de peças
• Prazo de realização dos serviços
• Preço de mão de obra
• Qualidade de atendimento
• Pontualidade
• Transparência
• Relação custo/benefício na rede
• Qualidade do trabalho executado

Média geral das marcas por critério

Prazo do serviço 97,3
Preço de mão de obra 96,4
Custo/benefício na rede 94,4
Qualidade do trabalho 2,4
Pontualidade 91,9
Disponibilidade de peças 90,0
Transparência 85,5
Qualidade do atendimento 93,2

Urnas apuradas

ELEITOS Abre
(Lucas Storalic/Quatro Rodas)

Há 21 anos a QUATRO RODAS publica uma pesquisa que elege os melhores carros em diversas categorias, a partir de um rigoroso colégio eleitoral, formado pelos donos. Desde 2001, eles decidem quem são Os Eleitos, resultado de um severo escrutínio de quem, pela convivência, acaba conhecendo as qualidades e as falhas mais bem guardadas de seus veículos. O julgamento é um aval de quem convive com o carro na alegria e na tristeza.

Continua após a publicidade

Esta edição traz algumas novidades, motivadas pelas transformações pelas quais vem passando o mercado. Como os SUVs estão crescendo enquanto outras categorias perdem espaço, mantivemos os utilitários-esportivos em dois segmentos (compactos e médios), mas reunimos os sedãs compactos e médios, por exemplo, em um só grupo.

Apresentamos os mais bem votados em cinco categorias, além do vencedor do ranking geral. Adicionalmente, mostramos as melhores marcas em pós-venda. É um retrato de quem está bem e de quem precisa melhorar.

A triagem inicial contou com os 54 modelos mais vendidos do país. Veículos que não obtiveram amostragem mínima de votos, que garantisse média confiável, foram eliminados. É por isso que há apenas dois classificados entre os SUVs médios. E é o que também explica o fato de a Toro aparecer sozinha entre as picapes.

Para garantir a lisura do processo eleitoral, os proprietários que participaram da votação precisavam ter mais de 18 anos e residir no Brasil. É necessário fornecer CPF e os dados do veículo, como Renavam, placa e ano de fabricação. Admite-se apenas um voto por Renavam. As informações são cruzadas com os dados do Denatran, para comprovação da veracidade. Este ano, 928 donos participaram da votação.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.