O novo Honda Civic já desembarcou no Brasil, mas as vendas começarão apenas em 2023. Sua nova geração virá importada dos EUA, assim como foi um dia, lá no começo dos anos 1990, quando estava na quinta geração.
A próxima geração do Civic será a décima primeira e estreará na versão híbrida e:HEV, que tem dois motores: 2.0 e elétrico, que juntos geram 184 cv. Em 2023, ainda estreia a lendária esportiva Type-R, que chega pela primeira vez ao Brasil, com importação oficial, e virá equipada com motor 2.0 turbo com estimados 330 cv.
Vencer Os Eleitos este ano é uma despedida e tanto para o modelo nacional, que sai de cena como um dos sedãs mais vendidos do mercado. E não deixa de ser uma sinalização de boas-vindas ao sucessor, embora a nova geração chegue com outro posicionamento, custando mais caro que seu antigo rival, o Toyota Corolla.
O Civic que parou de ser fabricado no final de 2021 deixará saudades nos seus proprietários, que não pouparam elogios ao responder à pesquisa.
Os comentários positivos exaltaram design, conforto a bordo, confiabilidade e relação custo/benefício. As únicas observações negativas se referiram justamente ao fim da produção no país.
O Civic foi produzido na fábrica da Honda em Sumaré (SP), durante 24 anos: do final de 1997 ao final de 2021. Graças a ele, principalmente, a Honda é a maior vencedora de Os Eleitos, pesquisa que existe desde 2001.
Em 22 edições, a Honda faturou 11 vezes o primeiro lugar. E o Civic sozinho foi responsável por sete premiações. As outras quatro vieram a bordo do compacto Fit.
Confira os campeões de todas as categorias de Os Eleitos 2022:
Honda Civic vence Os Eleitos 2022; proprietários destacam a confiabilidade
Os melhores sedãs compactos de 2022
O melhores sedãs médios de 2022
Os melhores SUVs médios de 2022
Os melhores SUVs compactos de 2022
As marcas com os melhores serviços de pós-venda em 2022
Paixão antiga
Conhecendo como ninguém seus carros, os motoristas indicam quais modelos atendem melhor suas expectativas.
Virou lugar comum dizer que brasileiro é apaixonado por carro. Mas, todo ano, esse sentimento se confirma como verdadeiro, quando fazemos a pesquisa Os Eleitos, que você vê agora. O número de participantes e o conteúdo das declarações que eles fazem atestam que carro está entre os objetos mais queridos de nossos motoristas. Na edição deste ano, não foi diferente.
Passada a pandemia, o número de participantes mais que dobrou, foi de 928 para 2.289 inscritos.
Os Eleitos revela os melhores veículos do ano na opinião de seus próprios donos, que são quem aponta os pontos fortes e fracos de cada modelo, bem como do atendimento pós-venda das marcas.
A pesquisa parte dos 50 carros mais vendidos do mercado e pede aos proprietários que analisem seus veículos sob 23 aspectos, divididos em nove categorias: custos, confiança na marca, cobertura da rede, design, desempenho, segurança, dirigibilidade, conforto e manutenção.
As respostas resultam em pontuação, que leva em conta a expectativa e a satisfação dos motoristas em relação aos modelos, o que permite comparar o desempenho dos carros entre seus pares e também entre modelos de segmentos diferentes.
Fixamos um número mínimo de respostas para cada veículo para obtenção das médias. E, para garantir que somente os proprietários opinem sobre seus carros, estabelecemos regras.
O participante deve ter idade mínima de 18 anos, residir no Brasil e fornecer dados pessoais como CPF e código Renavam, placa e ano de fabricação do veículo. Essas informações são checadas com o Denatran.
Admite-se apenas um voto por Renavam. Excluindo os motoristas que não atenderam as regras e os carros que não obtiveram o número de respostas necessário para garantir médias confiáveis, apresentamos aqui a avaliação de 20 modelos divididos em seis categorias: hatches compactos, sedãs compactos, sedãs médios, SUVs compactos, SUVs médios e picapes. Veja nas próximas páginas.
Nós já sabíamos
Pesquisa conclui que o brasileiro é mesmo apaixonado por carro
Diante da queda de interesse pelo automóvel, por parte dos consumidores de alguns países, principalmente os mais desenvolvidos, a empresa alemã Statista fez um levantamento mundial para saber em quais mercados e em que medida a compra aspiracional de um carro ainda existe.
A pesquisa perguntou para pessoas que não têm carro, se elas gostariam de comprar um e constatou que o Brasil é o segundo país do mundo em que os consumidores que ainda não têm um automóvel sonham em ter.
Aqui, metade dos entrevistados disseram “sim” à pesquisa, 51% mais precisamente. Em primeiro ficou a Nigéria, com 59%.
E a África do Sul veio em terceiro, com 50%. Países como Japão (6%), Finlândia (14%) e Holanda (17%) ficaram entre os menos interessados em adquir um carro.
E, os Estados Unidos, reconhecido por sua afinidade com os veículos, aparece em uma posição intermediária (33%).
A Statista, que ouviu de 1.033 a 8.400 entrevistados em cada país, em 12 meses, entre 2021 e 2022, não deu mais detalhes sobre as motivações dos consumidores.
A voz do dono
Os proprietários julgam os carros de acordo com a satisfação de suas expectativas. Por isso, primeiro levantamos a importância que eles dão a cada um dos 23 itens analisados e, depois, qual o nível de satisfação com seus carros.
Donos de SUVs médios são os mais exigentes, enquanto os de hatches compactos têm expectativas menores. Mas cada consumidor revela seu próprio perfil.
Os proprietários de SUVs médios dão mais importância aos aspectos ligados ao desempenho. Enquando os de picapes se preocupam com o design e a oferta de equipamentos.
Para os donos de sedãs médios, segurança vem em primeiro lugar. E os donos de hatches e sedãs compactos são os mais atentos aos custos. Índice de satisfação acima de 100 sinaliza que o carro superou as expectativas.
O índice 100 mostra que o modelo alcançou o que se esperava dele. Entre 80 e 100 indica que a expectativa foi apenas razoavelmente atendida. E, abaixo de 80, demonstra insatisfação.
Veja os 23 itens avaliados, divididos em nove categorias, que formam o índice:
Custos
• Preço de revenda • Preço de compra • Preço de seguro • Preço de peças • Consumo urbano • Consumo rodoviário
Confiança na marca
• Ser um fabricante confiável
Cobertura da rede
• Ser um fabricante com ampla rede de concessionárias
Design/Modelo
• Ser um projeto moderno • Design do carro
Desemprenho
• Rapidez no arranque
Segurança
• Estabilidade nas curvas • Transmitir segurança
• Presença de itens de segurança
Dirigibilidade
• Facilidade de ultrapassagem • Oferecer boa visibilidade • Facilidade de acesso aos comandos
Conforto
• Acabamento interno • Baixo nível de ruído • Espaço interno • Espaço do porta-malas • Presença de equipamentos
Manutenção
• Durabilidade/resistência das peças