Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Honda ZR-V: conheça o SUV do novo Honda Civic que chega ao Brasil em breve

Baseado no novo Civic, SUV de nome confuso chega às lojas americanas e entrega o que consumidores brasileiros terão no ano que vem

Por Eduardo Passos
Atualizado em 12 set 2023, 11h12 - Publicado em 7 jun 2022, 16h47
Honda HR-V americano chegará ao Brasil com outro nome, posicionado entre o novo HR-V nacional e o novo CR-V (ambos inéditos)
Honda HR-V americano chegará ao Brasil com outro nome, posicionado entre o novo HR-V nacional e o novo CR-V (ambos inéditos) (Divulgação/Honda)
Continua após publicidade

O nome causa um pouco de confusão, mas a nova geração do Honda HR-V para os Estados Unidos acaba de ser lançada. O SUV médio é baseado na 11ª geração do Civic e chegará ao Brasil ainda em 2023, mas com outro nome: Honda ZR-V.

A confusão se dá porque o atual HR-V brasileiro seguirá existindo, é um concorrente de peso no segmento de SUVs compactos. O Honda ZR-V, porém, é um SUV médio, ou seja, tem porte de Jeep Compass, Volkswagen Taos e Ford Territory.

Coluna C, lanternas e vincos laterais são semelhantes aos da nova linha City
Coluna C, lanternas e vincos laterais são semelhantes aos da nova linha City (Divulgação/Honda)

O futuro Honda ZR-V brasileiro está à venda nos Estados Unidos (de onde será importado) três versões com direito a opção de tração integral. Os preços vão de US$ 23.650 (LX FWD) a US$ 28.950 (EX-L AWD).

A aparência do modelo já era conhecida há alguns dias, mas as imagens de lançamento reforçam sua completa diferença em relação ao HR-V 2023. O HR-V americano tem traseira que até lembra as lanternas do novo City.

Continua após a publicidade

Motor e transmissão

Independentemente da versão, o novo Honda ZR-V tem motor 2.0 aspirado DOHC, i-VTEC, que rende 160 cv e 19,7 kgfm. Não são números emocionantes, especialmente quando apenas o Toyota Corolla Cross oferece motor 2.0 aspirado em seu segmento.

2023 Honda HR-V Sport
(Divulgação/Honda)

Também é mais potente do que o motor 1.5 aspirado do HR-V brasileiro (126 cv), mas menos do que o 1.5 turbo (173 cv) das versões de topo. Não há nem mesmo auxílio de motor elétrico para compensar a diferença. E ele será mais caro que o Honda HR-V Touring, pois o ZR-V será importado.

A Honda acredita tanto que seus consumidores buscam economia que até a Acura, divisão esportiva da japonesa, vem adotando a transmissão CVT em seus modelos esportivos. Com o ZR-V não seria diferente: a transmissão variável é de série mas, segundo o fabricante, houve ajuste para não sacrificar muita emoção ao volante. O câmbio permite diferentes modos de condução, incluindo um para pisos escorregadios que, nas versões AWD, mandam mais torque ao eixo traseiro.

Continua após a publicidade
zr-v
Painel é bem semelhante ao do novo Civic (Divulgação/Honda)

Tamanho generoso

Cerca de 1 cm maior que o novo Honda City sedã, o SUV médio também é maior de entre-eixos — 2,65 m, frente a 2,61 m do novo HR-V nacional.

2023 Honda HR-V Sport

O painel é o mesmo do novo Civic Híbrido, com enfoque tecnológico apenas no essencial. Tanto a sobriedade nas telas quanto o painel com saídas de ar disfarçadas pela grelha cromada podem agradar clientes mais discretos. A jornada também será agradável, diz a Honda, graças à largura ampliada da segunda fileira e assentos que prometem reduzir a fadiga e cansaço dos ocupantes.

Continua após a publicidade
2023 Honda HR-V Sport
(Divulgação/Honda)

Aproveitando a plataforma do Civic, o Honda ZR-V americano tem suspensão traseira independente, com geometria inédita e componentes de baixa fricção. Junto aos ajustes de eletrônicos e da coluna de direção, a nova geometria busca promover mais estabilidade em linha reta.

2023 Honda HR-V EX-L
(Divulgação/Honda)

Segurança

A nova plataforma do utilitário incorpora novas medidas de proteção, que incluem desenho que dissipa energia de colisões. Os airbags dianteiros têm inédito desenho, que envolve a cabeça dos ocupantes em formato análogo ao de um capacete.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Além de bolsas para os joelhos e laterais do carro, o modelo utiliza seu conjunto de sensores para verificar o ambiente ao redor, oferecendo automação de nível 2 contra perigos ativos e passivos.

Futuro

O novo SUV da Honda virá importado dos Estados Unidos, assim como o Honda Accord. Ainda que o motor 2.0 seja a única opção dos americanos, a versão chinesa tem motor 1.5 turbo. Também há planos para uma versão híbrida — essa sim, descartada ao Brasil. O único SUV híbrido da Honda no Brasil será o novo CR-V.

2023 Honda HR-V Sport
(Divulgação/Honda)

A própria Honda já confirmou o lançamento do ZR-V no Brasil, onde o SUV médio já iniciou sua árdua etapa de testes e homologação.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.