BLACK FRIDAY: ASSINE a partir de R$ 1 por semana
Continua após publicidade

ZF nacionaliza airbags de cortina por aumento de demanda no Brasil

Agora a empresa fabrica airbags frontais, laterais e de cortina no Brasil e a tendência é baratear os custos nos carros nacionais

Por Henrique Rodriguez
7 ago 2023, 04h00

A ZF, uma das maiores fornecedoras de autopeças do mundo, finalizou o processo de nacionalização de airbags frontais, laterais e de cortina no Brasil. A última etapa foi finalizar a linha de produção dos airbags de cortina (que protegem a cabeça dos ocupantes da frente e de trás) em Limeira (SP). Os dois primeiros carros com seis airbags nacionais serão lançados até o fim de 2023.

Airbags laterais eram montados no Brasil desde 2021 e neste ano passaram a ter duas novas linhas de produção na mesma fábrica.

De acordo com a ZF, a montagem local dos componentes facilitará a implementação dos equipamentos em mais carros fabricados no Brasil. A tendência também é que os custos caiam, pelo menos para os fabricantes: o processo de desenvolvimento passa a ser feito no País, reduzindo o tempo e, consequentemente, os custos.

“Normalmente, um airbag com todas as validações, demora cerca de dois anos para ser desenvolvido. Com a localização das linhas conseguimos um tempo de desenvolvimento menor e o tempo de entrega do produto, com a produção corrente, é o mesmo do importado, mas com mais eficiência na preparação para o início da produção (SOP) de um novo carro”, explica Gustavo Ducatti, Diretor de Operações e Negócios de Sistemas de Segurança Passiva e Eletrônicos na América do Sul.

“Quando você localiza, de cara todo aquele tempo de transporte por via marítima, com seguro e imposto de importação, reduz”, completa.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O tempo de desenvolvimento menor também é uma exigência das montadores de automóveis. “Cada vez mais pedem um tempo de desenvolvimento menor, entre a ideia e o momento que querem colocar o carro no mercado. Então isso é ajudado pela digitalização dos processos e também pelo fato de ter fornecedores locais”, explica Ducatti.

Os insufladores continuam sendo importados da Alemanha e, no caso dos airbags de cortina, as bolsas ainda são importadas do México. Os aspectos mais delicados para a montagem dos airbags para um modelo específico, porém, são o tamanho das bolsas usadas e, curiosamente, também a forma como elas são dobradas.

Linha de fabricação de airbags laterais
(ZF/Divulgação)

“É isso que vai determinar a área de cobertura, o tempo que ela demora para abrir e a trajetória de sua abertura. Por mais que exista uma correlação muito boa com as simulações matemáticas, as linhas locais agilizam muito os ajustes durante o desenvolvimento e isso é feito aqui com os nossos profissionais”, conta o executivo.

Continua após a publicidade

Enquanto o momento da abertura do airbag é determinado pelos módulos do carro, a forma como o airbag se abre precisa ser específica para cada modelo por conta de suas próprias dimensões de posição de bancos, janelas e colunas. O desafio é cobrir uma determinada área no tempo determinado pelo fabricante do veículo, escolhendo a estratégia de dobra, que, por exemplo, pode ser em rolo ou em direções alternadas para desviar de obstáculos.

Todas as dobras são automatizadas, para que a capacidade de repetibilidade seja alta. As máquinas que fazem essas dobras foram desenvolvidas no Brasil com base nas estratégias globais da ZF.

Por questões estratégicas, a ZF não divulga a capacidade de fabricação dos airbags no Brasil, na fábrica de Limeira (SP). Mas explica que a substituição de airbags importados por nacionais é sob demanda, pois também exige um novo desenvolvimento. Esta nova linha atenderá dois novos carros nacionais em 2024 e mais um, do mesmo fabricante, em 2024.

Este investimento também é uma resposta a um aumento pela demanda de proteções laterais nos carros nacionais, mesmo que não sejam obrigatórios. “As fabricantes estão correndo para implementar em seus veículos por causa da Latin NCAP. Nenhuma montadora mais quer lançar um carro com nota ruim de segurança, já é uma demanda do mercado, e airbags laterais e de cortina são necessários para uma boa nota”, confidenciar.

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

A melhor notícia da Black Friday

Assine Quatro Rodas e tenha acesso digital a todos os títulos e acervos Abril*.
E mais: aproveite uma experiência com menos anúncio!
É o melhor preço do ano!

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

O plano para estar bem informado sobre tudo! Acesso digital ilimitado aos conteúdos dos sites, apps e acervos de todas publicações Abril.

a partir de R$ 2,00/semana

a partir de R$ 1,00/semana*
(Melhor oferta do ano!)

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

O plano completo da Quatro Rodas para ter acesso aos conteúdos exclusivos em todos os formatos: revista impressa, site com notícias 24h, edições digitais e acervos de todos os títulos Abril nos apps.

a partir de R$ 12,90/mês

a partir de R$ 9,90/mês
(Melhor oferta do ano!)

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas. Acervos disponíveis a partir de dezembro de 2023.
*Pagamento único anual de R$52, equivalente a R$1 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.