Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

ZF 8HP: o câmbio automático de VW Amarok, Lamborghini e outros 78 carros

Considerado um dos sistemas mais populares do mundo, a revolucionária transmissão ZF 8HP chegará à quarta geração em 2022

Por Gabriel Aguiar
Atualizado em 27 nov 2020, 10h46 - Publicado em 27 nov 2020, 08h00
zf
Câmbio automático 8HP revolucionou o segmento e está em cerca de 80 carros (ZF/Divulgação)

Você sabia que existe um componente em comum entre a “popular” VW Amarok e carros de luxo como Aston Martin DB11, Lamborghini Urus, Range Rover Velar e Rolls-Royce Phantom? Esses modelos (e muitos outros) têm o câmbio automático 8HP, da alemã ZF.

Na verdade, a lista de aplicação é bem maior que esse resumo do primeiro parágrafo: são mais de 80 veículos de 21 fabricantes de diferentes categorias e origens – o que inclui as exóticas Haval, da China, e VinFast, do Vietnã. Nisso, há até a Iveco Daily.

8_HP_Explosion_3_2_748px
Vista explodida do câmbio 8HP (ZF/Divulgação)

Essa transmissão chegou ao mundo há mais de uma década, em 2008, com o BMW Série 7 (geração F01). Desde então, o conjunto já passou por três atualizações e há uma quarta prevista para breve. Mas o conceito original (e as oito marchas) segue igual. E, até hoje, desbanca muitos sistemas com dupla embreagem quando os assuntos são eficiência e agilidade nas trocas.

Continua após a publicidade

A Black Friday já começou na Quatro Rodas! Clique aqui e assine por apenas R$ 5,90

Rolls Royce Phantom
Todo-poderoso Rolls-Royce Phantom tem o mesma família de câmbio da VW Amarok (Rolls-Royce/Divulgação)

Como qualquer outro câmbio automático, o acionamento das marchas acontece por meio de embreagens e freios internos. No caso do ZF 8HP, há quatro engrenagens planetárias e só cinco elementos para as trocas – contra até sete dos projetos equivalentes.

Disponível apenas para modelos com motor longitudinal – sejam eles com tração traseira ou integral –, esse câmbio tem três embreagens multidisco e dois freios, além de um novo sistema de bombeamento hidráulico que promete contribuir com a eficiência.

Continua após a publicidade
Lamborghini Urus
Sistema é compatível com tração traseira e integral, além de eletrificação (Divulgação/Lamborghini)

Aliás, reduzir o consumo de combustível é o principal foco desse câmbio, de acordo com o fabricante. Por isso, surpreende que os alemães tenham mantido as mesmas dimensões do ZF 6HP de seis marchas – e, na versão 8HP70, 3% mais leve com fluídos.

Também há recursos que permitem sistemas start-stop, por exemplo, além de esse câmbio ser compatível com diferentes tipos de eletrificação, como motorizações híbridas parciais, totais ou plug-in, desde a configuração mais simples 8HP30 (sem aplicação).

Continua após a publicidade

As diferentes nomenclaturas indicam o limite de torque suportado por cada configuração. Sendo assim, a opção de entrada pode receber motores de até 30,6 kgfm (300 Nm). Já a 8HP95, do Grand Cherokee SRT Trackhawk, vai até 101,2 kgfm (1.000 Nm).

Na segunda geração, o câmbio ZF 8HP ganhou novas engrenagens com relações de 7,8:1, contra 7:1 de antes, que diminuiu o consumo em 1%. Já a redução de atrito entre as peças internas e a pressão de óleo de 3,5 bar (era 5 bar antes) baixaram outros 2%.

Para-choques trocou os faróis de neblina por aberturas de ventilação funcionais
Versão Trackhawk do Jeep tem motor V8 6.2 HEMI com 717 cv e 89,1 kgfm (divulgação/Jeep)

Quatro anos depois, em 2014, chegou ao mercado a terceira atualização do conjunto, com redução de 2,5% no consumo de combustível graças às novas engrenagens de até 8,6:1 e novas funções de recuperação de energia compatíveis com sistemas de 48V.

Continua após a publicidade

E, para 2022, já está previsto o lançamento da próxima modificação, que terá incorporado um motor elétrico feito pela própria ZF, com capacidade para entregar 107 cv (que ainda pode chegar a picos de 214 cv) e 45,9 kgfm, além de autonomia para 80 km.

Maserati Levante 1
Próximo Maserati Levante já deverá receber a quarta geração do ZF 8HP (Divulgação/Maserati)

Nas configurações híbridas parciais, o novo 8HP poderá receber um impulsor elétrico de 48V e 25 kW, equivalente a 33,5 cv, ligado ao virabrequim do motor ou diretamente no eixo de entrada do câmbio para ajudar na aceleração e baixar 15g/km das emissões de CO2.

Para reduzir peso e tamanho da transmissão, a empresa integrou o controle eletrônico no próprio conjunto – antes, esses sistemas tinham tamanho de uma caixa de sapatos e eram separados. Com essa mudança, sobra mais espaço no compartimento do carro.

Continua após a publicidade

Os alemães já fecharam parceria com a BMW e a FCA para incluir a quarta geração do câmbio automático nos modelos de ambos os grupos. Inicialmente, a produção será em Saarbrücken, na Alemanha, mas está programada a fabricação em China e EUA.

BMW Série 5 2021
BMW também fez acordo com os alemães para receber o novo câmbio (Divulgação/BMW)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.