Zeekr X estreia com dois motores, até 428 cv e parte de R$ 272.000
Após um mês do lançamento do crossover 001 a marca chinesa lança o seu segundo modelo e primeiro SUV com bateria de 66 kWh com alcance de 332 km
Após um mês da sua estreia oficial no Brasil a Zeekr apresenta seu segundo modelo e seu primeiro SUV, o X. O modelo escolhido para debutar no mercado brasileiro foi o crossover 001, no qual já andamos na China.
Nesta terça-feira (12) em São Paulo a marca chinesa apresentou o Zeekr X, um SUV compacto e elétrico que quer concorrer com o recém-lançado Volvo EX30 e também o BYD Yuan Plus.
O SUV estreia no Brasil em duas versões. A de entrada Premium e a topo de linha Flagship. Enquanto a mais acessível traz um único motor montado no eixo traseiro que rende 272 cv e 35 kgfm, a mais cara oferece dois motores (um em cada eixo) que oferecem 428 cv e 55,3 kgfm.
Segundo a marca, o 0 a 100 km/h da versão mais potente é cumprido em 3,8 segundos e a velocidade máxima é limitada em 180 km/h. A capacidade da bateria é de 66 kWh para a topo de linha com autonomia de 332 km, segundo o Inmetro. Já a de entrada tem bateria com capacidade de 51 kWh e 304 km de alcance.
O design do Zeekr X é diferenciado a começar pelos faróis que tem um formato de dente e que são compostos de 56 unidades de leds. As lanternas, por sua vez, são devidamente interligadas como manda o figurino em modelos de luxo. E elas exibem 229 pontos de led, que podem ser visualizados apenas com a aproximação do olhar.
As janelas sem molduras, assim como os retrovisores somadas as maçanetas ocultas com sensores de aproximação, trazem sofisticação para o estilo externo. A linha de cintura mais alta e as rodas diamantadas de 20 polegadas evidenciam que trata-se de um modelo de luxo.
O minimalismo impera no interior do SUV elétrico e a cabine pode até remeter as dos Tesla, mas apenas pela ausência de botões físicos. No Zeekr há o emprego de materiais nobres no acabamento, incluindo couro e alumínio. Há ainda uma iluminação dedicada para a cabine com 110 unidades de led e um teto de vidro que ocupa quase toda a extensão do teto.
A central multimídia tem 14,6 polegadas com direito a memória interna de 16 gB com atualização remota e armazenamento em nuvem de 128 gB. Já o painel de instrumentos tem 8,8 polegadas. A Zeekr garante que o assistente de comando de voz permite uma interação única com o motorista e houve uma melhoria de 20% na velocidade da resposta.
O porte é digno de um SUV compacto e tem 4,43 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,57 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos – são 10 cm a mais que o VW T-Cross. O porta-malas tem só 362 litros.
A versão de entrada sai por R$ 272.000 e a Flagship custa R$ 298.000. Já o rival Volvo EX30, com o qual inclusive compartilha plataforma, parte de R$ 229.950 e chega a R$ 299.950. O SUV elétrico conta com com cinco anos de garantia e oito anos para o conjunto elétrico. Até o final de 2024, a marca proporciona um ano extra de garantia para o veículo, três anos de internet 5G e um carregador wallbox de 7 ou 22 kW.