Zeekr trará marca Lynk & Co ao Brasil em 2026 com carros híbridos
Modelo mais cotado para iniciar a operação é SUV médio com plataforma de Volvo XC40
Perto de completar um ano desde o início das vendas no Brasil, a Zeekr está trabalhando para consolidar sua operação e ter uma linha mais completa de veículos. Além do utilitário Zeekr 7X, que chegará às lojas em agosto, a subsidiária da Geely trará a marca Lynk & Co, para complementar seu portfólio com carros híbridos.
QUATRO RODAS conversou com Mars Chen, Vice-Presidente Global da Zeekr, que confirmou a chegada ad Lynk & Co ao Brasil. Segundo o executivo, os primeiros carros de homologação desembarcam nos próximo meses, mas o início das vendas acontecerá somente em 2026.
“Ainda estamos discutindo como funcionará a operação”, explicou Chen após ser questionado se a Lynk & Co compartilhará as concessionárias com a Zeekr (da mesma forma que Omoda e Jaecoo) ou se terá uma rede própria.
Estes detalhes ainda podem estar em planejamento, mas a estratégia geral está bem clara. A Zeekr buscará o cliente que quer um carro elétrico premium, enquanto a Lynk & Co será a opção para quem precisa de um automóvel com uma autonomia maior e que não tem uma estrutura de recarga onde mora.
Também servirá como a porta de entrada para o cliente que está deixando um veículo mais caro de uma marca generalista para entrar no segmento premium, algo como a Audi fez com o A3 Sedan ou a Mercedes-Benz com o CLA. Chen garante que a Zeekr não buscará um grande volume de vendas como BYD e GWM, mantendo o posicionamento como uma opção de luxo.
O primeiro carro ainda não foi definido, mas tudo aponta para o Lynk & Co 08 como o escolhido. É um SUV médio de 4,82 metros de comprimento. Feito com a mesma plataforma CMA Evo do Volvo XC40, é vendido somente como um híbrido, combinando um motor 1.5 turbo e dois propulsores elétricos. A força combinada é de 585 cv e 92,3 kgfm, suficientes para que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, aproveitando a tração integral.
Seu sistema híbrido tem funcionamento semelhante ao do Honda Civic eHEV, em que o motor a combustão funciona como um gerador de energia para as baterias a maior parte do tempo, conectando-se às rodas quando o carro está em alta velocidade. Por conta deste funcionamento e o fato de ter baterias de 21 kWh e 40 kWh, a Lynk & Co chama o carro de híbrido plug-in com extensor de autonomia.
Esse tipo de tecnologia que está ganhando espaço na China para aproximar os híbridos plug-in dos carros elétricos. A própria Lynk & Co afirma que o 08 chega a 200 km de autonomia no modo elétrico ao ser equipado com a bateria de 40 kWh e que o alcance combinado é de até 1.400 km.
Compacto de 65 cv poderá ser um ‘esportivo acessível’ na linha GR, da Toyota
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
Toyota Corolla Cross europeu se inspira no brasileiro, mas tem privilégios
Toyota aposta que o hidrogênio substituirá o diesel no futuro