Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Yutaka Fukuda, o encantador de carburadores

Ele já preparou carros de competição e deu treinamento para a implantação da Fiat no Brasil, mas hoje trabalha ajustando os motores de modelos clássicos

Por Fabio Black
Atualizado em 15 mar 2021, 22h00 - Publicado em 15 mar 2021, 21h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Yutaka Fukuda
    Em sua oficina, Yutaka cuida dos carburadores como um mestre relojoeiro (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Ferrari Berlinetta Boxer (1974), um dos carros mais cobiçados entre colecionadores do mundo todo, ficou parada muito tempo no Brasil e não ligava de jeito nenhum. Ninguém entendia o porquê. Foi nosso consultor técnico, o mecânico Yutaka Fukuda, da foto aí ao lado, que fez o modelo despertar do sono profundo.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

    Ele tirou os quatro carburadores italianos Weber de corpo triplo do carro, desmontou e restaurou esses componentes e, em pouco mais de duas horas, pediu ao dono que desse a partida. O carro ligou na primeira e seu motor funcionou como se fosse um relógio suíço.

    Yutaka, 72 anos, é sócio do filho, Fábio Fukuda, 47, na Fukuda Motorcenter, oficina que presta serviços para a QUATRO RODAS e trabalha praticamente de portas fechadas, atendendo casos como esse da Berlinetta.

    É comum encontrar em sua garagem, que fica no bairro de Santana, na zona norte de São Paulo (SP), modelos de todas as épocas e origens, alguns até mais raros que a própria Ferrari Berlinetta.

    Continua após a publicidade
    A Brasilia Elfcar Fukuda de corrida, que venceu tudo em 1974
    A Brasilia Elfcar Fukuda de corrida, que venceu tudo em 1974 (Yutaka Fukuda/Acervo pessoal)

    Sempre de suspensórios e um sorriso no rosto, é ele quem dita o clima da oficina. Com uma piada nova todo dia, nem mesmo o motoboy que entrega peças passa sem deixar um sorriso. A Fukuda Motorcenter é também um ponto de encontro de amigos, colecionadores e amantes de carros em geral, onde se passam horas conversando em volta dos clássicos e dos problemas (quase) impossíveis de se resolver.

    Yutaka hoje em dia só cuida dos carburadores e é como um mestre instruindo os mecânicos com a disciplina de um samurai. Sorte deles, seus discípulos, afinal de contas trabalhar ali equivale a cursar uma faculdade de mecânica ensinada por um especialista que traz o saber em seu DNA.

    O primeiro mecânico na linhagem dos Fukuda foi o pai de Yutaka, Sunao Fukuda, que veio do Japão para o Brasil em 1924 e montou uma oficina em Marília (SP). Hoje, quem toca o negócio é o filho de Yutaka, Fábio.

    Continua após a publicidade

    De sua garagem saíram carros vitoriosos, com destaque para a VW Brasilia, feita para a temporada de 1974, que ganhou todas as provas da categoria Divisão 1 daquele ano.

    O sucesso da perua lhe rendeu um convite para preparar modelos zero-km para uma rede de concessionárias Chevrolet, a Aerovesa, algo comum naquela época em que era possível comprar um Opala, por exemplo, já envenenado, como se dizia.

    Fiat 147 82b
    O grid lotado na etapa de Tarumã, da Copa Fiat 147 de 1982 (Yutaka Fukuda/Acervo pessoal)

    Mas esse tempo durou pouco, pois, em 1976, surgiu um novo desafio: trabalhar na implantação da Fiat no Brasil. Sua tarefa: rodar pelo país para treinar os mecânicos da recém-formada rede Fiat. Numa dessas viagens, ao volante de um VW Fusca, uma vez que o hatch 147 ainda não estava em produção, Yutaka quase perdeu a vida em um acidente, na estrada.

    Continua após a publicidade

    Yutaka recebeu os primeiros ensinamentos de mecânica de seu pai quando ainda era criança. No final da adolescência, ele começou a desenvolver os próprios projetos, preparando carros para corridas. A atividade, que no início era um hobby, logo se transformou em profissão. Foi quando ele teve sua primeira oficina, que cuidava apenas das competições.

    Assim como ele, a Fiat também tinha tradição nas corridas e logo que a fábrica criou sua divisão de competições, em 1979, Yutaka assumiu a missão de organizar aquela que se tornaria uma das maiores categorias do automobilismo da época, a Copa Fiat 147.

    A experiência das pistas, por sua vez, abriu novas oportunidades para Yutaka, que se aproximou da engenharia da fábrica e acabou participando do desenvolvimento de modelos como as novas gerações do 147 e seus derivados, como o sedã Oggi e depois os novos produtos da linha Uno, Premio e Elba.

    Mais tarde, depois de ter saído da Fiat, Yutaka chegou a pensar em se dedicar a outra de suas paixões, a fotografia, montando um estúdio em que pudesse clicar carros. Mas o Plano Collor (que confiscou por 18 meses o dinheiro dos brasileiros) fez com que ele mudasse de ideia e montasse uma nova oficina mecânica.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    QR - CAPA 742 - FEVEREIRO

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.