Wuling Air EV é o compacto sofisticado feito pela GM para a reunião do G20
Feito pela joint venture Wuling-GM, o compacto terá até 300 km de alcance e vai ser o veículo oficial da reunião do G20 deste ano
![Wuling Air EV](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/Article_174324_860_575-e1654279192861.jpg?quality=70&strip=info&w=746&h=496&crop=1)
Pelos números do último ano, podemos considerar que a joint venture entre a GM e a montadora chinesa Wuling é um sucesso. O Wuling Hong Guang MINI EV foi o carro elétrico mais vendido do ano passado na China, chegando a cerca de 470.000 unidades. Com esse número, também está na lista dos 10 carros mais vendidos do mundo.
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O Wuling Air EV segue exatamente a mesma receita: é super compacto e tem visual curioso. A diferença é que promete ser um pouco mais sofisticado.
![wuling-air-ev3 Wuling Air EV apresentação indonésia](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/wuling-air-ev3.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A plataforma é a mesma GSEV de tração traseira e, assim como o antecessor, está disponível em duas versões. Entretanto, a diferença entre elas estará na potência, sendo uma de 41 cv e outra de 68 cv. Não é muito, mas devem garantir que o Air EV supere os 100 km/h de máxima do irmão menor, que tem apenas 27 cv.
As baterias são de íons de lítio e podem ter 26,5 kwh ou 28,4 kwh de capacidade, dependendo da versão. Enquanto o alcance será de 300 km, segundo o ciclo CLTC, independente da variante, o que já é quase duas vezes mais que o MINI EV, que roda até 170 km em sua versão mais cara.
![wuling-air-ev2 Wuling Air EV tres quartos traseira](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/wuling-air-ev2.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para aumentar a sofisticação – já que luxo é uma palavra um pouco forte para esse carro – a Wuling-GM resolveu deixar esse modelo um pouco maior. O Air EV tem 2,97 m de comprimento (6 cm maior que o MINI), 1,50 m de largura (1 cm maior), 1,63 m (1 cm maior) e 2,01 m de entre-eixos (7 cm maior). Não é nada muito significativo, mas deve ser o suficiente para os quatro passageiros ficarem um pouco mais confortáveis.
O que também está mais incrementado é o interior. Embora ainda não tenham divulgado imagens, a montadora prometeu um sistema de mídia completo e outros elementos de conforto. Ou seja, podemos especular uma central multimídia (no MINI havia apenas um rádio), ar-condicionado digital e ajustes elétricos para os bancos, talvez.
![wuling-air-ev4 Wuling Air EV traseira](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/wuling-air-ev4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
No design, ele também tem um formato quadrado, mas os elementos mais tradicionais dão lugar a um visual mais futurista. Os faróis e lanternas são mais arredondados e uma faixa, aparentemente iluminada, aparece na parte superior dianteira e traseira. As rodas são de aço, têm 12’’ e calotas com desenho de “X”.
![wuling-air-ev5 Wuling Air EV frontal](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/wuling-air-ev5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
E o modelo irá estrear com moral. A Wuling Indonésia se tornou parceira oficial da próxima reunião do G20, que está marcada para novembro, em Bali. Com isso a filial, que será responsável por fabricar o modelo no arquipélago asiático, conseguiu que o Air EV se tornasse o veículo de viagem oficial dos participantes do evento.
O Wuling Air EV é o terceiro carro fabricado em parceria com a GM. Além dele e do intermediário MINI EV, o portfólio ainda tem o Nano EV, um modelo mais compacto que os outros dois. O preço oficial não foi divulgado, mas é provável que ele ultrapasse os R$ 30.000, que é o valor aproximado do MINI EV na China.