O futuro do táxi aéreo está certo: será autônomo e elétrico. E é exatamente isso que a Wisk Aero apresentou, a mais nova geração do seu eVTOL elétrico totalmente autônomo e já tem pedido de autorização de voo junto a FAA (órgão regulador de transportes aéreos do EUA) para transportar quatro passageiros.
Esta já é a sexta geração do eVTOL para táxi aéreo da empresa. Seus motores elétricos permitem uma velocidade de cruzeiro de 120 nós, ou seja 222 km/h, e um alcance de 144 km. Foi concebido para voar na faixa entre entre 2500 e 4000 pés, entre 762 e 1.219 metros de altura.
A aeronave tem 12 rotores com motores basculantes em frente as asas e mais unidades de elevação atrás das asas para otimizar o alcance, controle, desempenho e gerenciamento de energia.
Além disso, a Wisk Aero afirma que utiliza as mesmas tecnologias da maior parte de aviões comerciais para pilotagem automática, porém a nova tecnologia possui novos sensores, software de tomada de decisão próprio, recursos de detecção e prevenção, além de supervisores para todos os voos que, caso necessário, poderão intervir.
Segundo a empresa, a meta de preços é US$ 3 por milha nas operações comerciais após o lançamento, o que pode ser barato dependendo do trecho. A empresa tem apoio da Boeing Company e Kitty Hawk Corporation.
Com essa tecnologia, o táxi aéreo pode se tornar mais acessível. Entretanto, a empresa precisa da certificação da FAA, o que demora alguns anos. Já estão trabalhando juntos há três, porém o executivo-chefe da empresa, Gary Gysin, acredita que ainda terá que esperar alguns anos.