A Williams, tradicional equipe de Fórmula 1, começa a direcionar atenções e esforços para o desenvolvimento de carros de passeio. De acordo com o site Autocar, a companhia britânica, sob o nome de Williams Advanced Engineering, já se envolveu em 14 projetos, alguns deles relativos a montadoras como Nissan e Jaguar Land Rover.
Um deles foi a criação de um kit aerodinâmico para o Nissan GT-R Nismo 500 (foto), modelo exibido no Salão de Tóquio de 2013. A Williams foi a responsável pelo desenvolvimento de molas e amortecedores, utilizando seu software da F-1 (Lapsim) para realizar diversas pré-simulações antes de definir o acerto ideal.
“Estamos comercializando a tecnologia e o conhecimento de nossas operações na F-1. Apesar de ainda estarmos começando nesse ramo, as coisas estão acontecendo rápido”, disse Mike O’Driscoll, atual CEO do Williams Group e antigo executivo da Jaguar.
Por sinal, o Jaguar C-X75 foi outro projeto que teve participação da Williams Advanced Engineering. O modelo chegou a ter uma versão de produção confirmada, mas a montadora acabou abortando a iniciativa.