Wiesmann renasce com supercarro elétrico de 680 cv e visual retrô
Parada desde 2014, fabricante alemã tem dois projetos para marcar seu retorno: um elétrico e outro com motores BMW, como antigamente
Após um hiato de oito anos, a fabricante alemã Wiesmann está de volta com um novo roadster com visual retrô. A diferença é que desta vez seu esportivo é elétrico.
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Chamado de “Project Thunderball”, ele ainda está na fase de protótipo mas já teve alguns detalhes mecânicos divulgados. No caso, há dois motores elétricos instalados na traseira que somam 680 cv e 112 kgfm. Isso o credencia como um supercarro e o zero a 100 km/h em apenas três segundos só endossam a classificação.
Novo CEO da Wiessmann, Roheen Berry adquiriu a empresa durante a pandemia. É ele quem encabeça a criação do esportivo elétrico inspirado nos modelos originais, da série MF.
A grande potência é ajudada pelo peso relativamente baixo para um elétrico, 1.700 kg. E olha que a bateria é grande: com 83 kWh de capacidade, ela é de 800 V e promete uma autonomia total de 500 km. Além disso, o esportivo também terá até cinco níveis de frenagem regenerativa proporcionada por seus motores.
Apresentando tudo isso, o CEO da empresa acredita que esse lançamento será “o carro esportivo elétrico mais emocionante do mundo”. Ousado…
Mesmo que o Thunderball seja elétrico, a Wiesmann ainda não abandonou totalmente os motores a combustão. A fabricante tem um segundo projeto em curso, o “Gecko”, que será movido por um motor turbo BMW.
Fundada em 1988 pelos irmãos Friedhelm e Martin Wiesmann, a marca ficou consagrada pelos “MF”, roadsters com motores e transmissões BMW e, no início dos anos 2000, a fabricante já planejava lançar as versões GT antes de se instalar em outros países, principalmente Estados Unidos.
Mas os planos fracassaram por conta dos custos enormes para adequar os Wiesmann às normas dos Estados Unidos. Em 2014, a empresa teve que fechar suas portas por conta de sua situação financeira.
O roadster elétrico já está disponível para reserva no site do fabricante pelo preço de 300.000 euros (aproximadamente R$ 1,6 milhão ao câmbio atual) e as primeiras unidades deverão ser entregues até o final de 2023.