Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

VW Tera Trend 1.6 é nova versão que você não poderá comprar

Usado por aqui apenas pela Saveiro, 1.6 MSI de 110 cv substitui o 1.0 MPI de 84 cv no mercado argentino

Por Nicolas Tavares
11 set 2025, 15h27
Volkswagen Tera Trend 1.6
 (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade

As regras de emissões forçaram a Volkswagen a encerrar a venda de carros com o motor 1.6 MSI, agora restrito à picape Saveiro. O mesmo não acontece em outros mercados da América Latina, onde o propulsor não só ainda é utilizado e como é utilizado pelo Tera, em uma versão que não teremos por aqui.

Batizada como Tera Trend, a versão de entrada é equivalente ao Tera 1.0 MPI vendido no Brasil, com quase os mesmos equipamentos. Conta com seis airbags, piloto automático, faróis de led, ar-condicionado, volante com ajuste de altura e profundidade, central multimídia de 10”, painel de instrumentos digital de 8”, espelhos laterais com ajustes elétricos e sensor de estacionamento traseiro.

Volkswagen Tera Trend 1.6
(Divulgação/Volkswagen)

Há uma pequena diferença de equipamentos entre o modelo para a Argentina e o brasileiro. Por lá, o Tera básico usa rodas de 16” com pneus 205/60, enquanto aqui é equipado com rodas de 15” e pneus 185/65. Para compensar, o nosso Tera 1.0 MPI tem frenagem automática de emergência de série, item vendido como opcional na Argentina.

Volkswagen Tera Trend 1.6
(Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

A ausência da frenagem automática de emergência inclusive é uma particularidade do mercado argentino, o único de toda a América Latina que ficou sem o item de segurança. Isto foi indicado primeiramente pelo Latin NCAP, no resultado do teste de colisão do SUV de entrada.

Mesmo sem o equipamento na Argentina, o carro recebeu a nota máxima de cinco estrelas. O protocolo determina que o sistema de segurança deve estar em 55% das unidades produzidas e vendidas na região para que seja avaliado e o veículo possa pontuar.

Continua após a publicidade

O Tera Trend deixa de lado o 1.0 MPI para usar o 1.6 MSI, que na configuração oferecida na Argentina entrega 110 cv e 15,8 kgfm, combinado ao câmbio manual de cinco marchas. É uma diferença considerável no desempenho, já que o 1.0 gera 84 cv e 10,3 kgfm. A Volkswagen não divulga a velocidade máxima ou aceleração de 0 a 100 km/h desta versão.

Na Argentina, o Volkswagen Tera parte de 29.900.000 pesos, o equivalente a R$ 112.436 em conversão direta. Como comparação, a versão 1.0 MPI vendida no Brasil custa R$ 105.890, um valor bem próximo ao praticado no mercado argentino.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.