Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

VW Tera só terá produção plena a partir de setembro, diz CEO da marca

Sucesso no lançamento, o modelo ainda não aparece nas ruas por produção inicial e espaço cedido ao "irmão" Polo

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 ago 2025, 15h32 - Publicado em 25 ago 2025, 14h06
VW Tera produção pré-série
Neste ponto, o Tera está praticamente pronto e será preparado para sair da linha de montagem (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O lançamento do Volkswagen Tera foi um case para a indústria. Desde as primeiras apresentações, o modelo rende altos números de audiência, grande interesse do público e mudanças precoces na concorrência. Quando foi revelado nas concessionárias, no início de junho, teve 12.000 reservas em menos de uma hora. Porém, passados quase dois meses, ele ainda não atingiu os números de emplacamentos esperados e não é figura frequente nas ruas, mas tem filas de espera de meses. A Volkswagen tem uma resposta.

De acordo com Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, o Tera ainda enfrenta um período característico de lançamentos – em especial os que geram grande interesse e procura. Ou seja, a produção aumenta semana a semana e se adequa às versões mais vendidas. No caso do Tera, no lançamento, a High foi a preferida dos compradores.

Volkswagen Tera High com pacote Outfit The Town
Volkswagen Tera High com pacote Outfit The Town (Fernando Pires/Quatro Rodas)

“Nós ainda não estamos com o volume desejado do Tera”, disse Ciro, durante o lançamento dos novos Golf GTI e Jetta GLI no Brasil. Em seguida, o executivo prometeu para setembro a capacidade plena de produção. “Esperem uma progressão muito forte desse carro”, completou.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Além do fator natural do lançamentos, outro ponto segurou os números iniciais do VW Tera, que emplacou 3.244 unidades em julho e 2.555 em junho, menos do que o rival Fiat Pulse. Acontece que o programa Carro Sustentável, do governo federal, provocou uma corrida às lojas para o Polo, que teve seu IPI zerado. Assim, a produção do hatch precisou reforçada e, por ser produzido em Taubaté (SP), ao lado do Tera, tomou espaço do “irmão” mais novo.

Volkswagen Tera High com pacote Outfit The Town
Volkswagen Tera High com pacote Outfit The Town (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Mas Ciro Possobom garante que, mesmo com o foco no Polo e a iniciação do Tera, a marca atenderá a todos os pedidos do SUV “o mais rápido possível”.

“O Tera continua recebendo muitos pedidos e houve um aumento da frequência nas concessionárias de quase 50%”, disse ainda o CEO da Volkswagen no Brasil.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.